O seminário tem como finalidade capacitar os profissionais para executar a promoção da saúde do público infantil e adolescente e todas as particularidades que envolvem esses atendimentos, principalmente os que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da área de educação e de outros segmentos sociais que trabalham diretamente com a população na faixa etária de 0 a 18 anos. Para isso, durante os quatro dias, serão abordados temas relativos aos cuidados para cada faixa etária do crescimento.
O evento também vai proporcionar a integração dos profissionais, o que fortalece o nível de organização dos procedimentos e pode ajudar a definir a atuação de cada um deles.
O tema do primeiro dia será a Implementação dos Princípios, Diretrizes e Eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). O debate terá a participação de técnicos do Ministério da Saúde, que vão discutir medidas para garantir um desenvolvimento saudável desde o nascimento até a primeira infância, com incentivo ao aleitamento materno para a diminuição do índice de mortalidade infantil no estado.
No dia 26, o tema será Seminário Estadual de Saúde Sexual e Reprodutiva para Adolescente: porque saúde é um direito de todos, que vai falar sobre as questões e tabus envolvendo a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, bem como o acesso desse público aos serviços de saúde. O objetivo é desenvolver políticas públicas específicas para criar um protocolo de atendimento estadual para o adolescente.
Na quarta-feira, 27, o tema será o Tratamento do Fumante na Rede do SUS no Estado do Amapá. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já desenvolve ações de prevenção e combate ao tabagismo, desde que uma pesquisa de 2015, do Ministério da Saúde, mostrou que 18,9% dos jovens amapaenses de 11 a 17 anos, já tinham experimentado o cigarro.
No último dia serão dois eventos, no Museu Sacaca será o Seminário para Proteção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, para tratar da obesidade, da não atividade física, e mostrar o panorama de como está a situação no Amapá quanto a esses fatores de risco nessa população.
Simultaneamente, no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep), acontecerá a Oficina do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos: Incentivar, Proteger, Apoiar e Promover a Saúde e a Segurança Alimentar Dessa População, onde junto com técnicos do Ministério da Saúde que irão capacitar os profissionais sobre o guia e abrir uma roda de discussão para falar das diversidades locais, para criar uma identidade amapaense no guia, com alimentos regionalizados para atender a segurança alimentar dessa faixa etária da população.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Políticas de Atenção da Sesa, com o apoio do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Centro de Apoio Educacional da Infância, Juventude e Educação (CAOP/MP)
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Diário Oficial do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal