O Governo do Amapá participou do lançamento do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica ocorrido nesta segunda-feira, 22, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o projeto utiliza uma metodologia que melhora a atuação de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Com a metodologia, os gestores poderão aprimorar o planejamento de recursos humanos, de forma a garantir a ampliação da oferta de serviços prestados à população na atenção básica, onde acontece o primeiro atendimento ao paciente, antes de ser encaminhado para alguma especialidade clínica.
A princípio, o projeto será implantado nos municípios de Macapá e Santana, que foram os primeiros que manifestaram interesse. Serão oferecidas quatro oficinas no decorrer de quatro meses, para que a estrutura metodológica do projeto seja repassada aos técnicos.
Para o secretário adjunto de gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Paulo Távora, que participou do lançamento, a implantação do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho na Atenção Básica, além de contribuir para a melhoria da gestão à saúde nos municípios, também gera resultados para o Estado.
“Com isso, as secretarias de saúde podem visualizar a quantidade de profissionais que dispõem, o que permitirá uma reorganização dos recursos humanos e melhoria no atendimento aos usuários, na rede básica e especializada. Ao mesmo tempo, contribui para não deixar estes servidores subutilizados”, considerou Távora. Ele acrescentou que, quanto mais fortalecida estiver a atenção básica, mais desafogado ficará o atendimento de urgência e emergência que acaba absorvendo uma demanda que poderia ser suprida nas unidades básicas.
O projeto foi avaliado pelo Ministério da Saúde como um grande potencial para adequar a realidade da mão de obra que se tem nas unidades básicas, de forma que se busque a atenção efetiva e adequada às necessidades da população.
A Coordenadora-geral de Gestão do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Eliane da Costa, foi quem apresentou a metodologia aos gestores de saúde de Macapá e Santana e ao Estado, durante o lançamento na Unifap. Ela atestou os resultados.
“O projeto foi gerado pela professora Bete Lello, da Secretaria de Saúde de Campinas e nos chamou bastante atenção pelos resultados que ele proporciona. Na medida em que melhora o ambiente, as relações de trabalho e a qualidade dos serviços, também otimiza recursos, gera dados e identifica necessidades na assistência que é suprida pela gestão”, explicou Eliane da Costa.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Diário Oficial do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal