segunda, 23 de dezembro de 2019 - 09:54h
Hemoap convoca doadores com tipos sanguíneos raros
Instituto de Hemoterapia do Amapá precisa abastecer estoque com os tipos O-, A-, B-, B+ e AB-.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Sesa
Aluan Costa, 28 anos, foi até o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap)

O desejo de ajudar o próximo foi o que motivou o estoquista Aluan Costa, 28 anos, a ir até o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) doar sangue.

“Esta é a 6ª vez em que estou doando sangue. Eu gosto de doar porque é uma coisa que me faz bem, creio que posso ajudar outras pessoas a se manterem vivas através do meu sangue. É algo especial e muito importante para mim”, explicou.

A doação de Aluan é especialmente importante já que no período de fim de ano o número de doações passa de 1.200 por mês para menos de 900, em média. A queda motivou o Hemoap a fazer uma campanha para convocar doaores, principalmente aqueles que possuem tipos sanguíneos considerados raros como O-, A-, B-, B+ e AB-, para manter o estoque em nível seguro.

O diretor técnico do Hemoap, Mailson Rodrigues, explicou que é normal a queda de doações já que muitos doadores viajam no período de fim de ano, mas que é necessário manter o estoque em especial de O-, tipo sanguíneo mais utilizado nas unidades de saúde por ser doador universal.

“A parte de RH negativo sempre é uma preocupação, por isso chamamos de sangues raros, temos em estoque mas em uma quantidade menor, pedimos que principalmente os doadores de RH negativo venham ao Hemocentro nos ajudar e fazer essa ação de amor”, incentiva Rodrigues.

O Hemoap funciona das 7h às 11:30h de segunda a sexta-feira e, fica localizado na Av. Raimundo Álvares da Costa, 1106 – Centro - Macapá (AP). No período de festas de fim de ano não funcionará apenas nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro.

Como tornar-se um doador?

Para torna-se um doador é necessário atender alguns requisitos básicos como, pesagem acima de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos. No caso de menores de 18 anos, deve-se estar acompanhado de um responsável. Além desses requisitos, aconselha-se que a pessoa tenha descansado, no mínimo, 6 horas de tempo e esteja bem alimentado.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá