quarta, 26 de junho de 2019 - 11:06h
Hospital da Mulher capacita servidores para atendimento de primeiros socorros
Durante o curso servidores realizaram diversas simulações com técnicas básica e avançadas de reanimação.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Jamylle Nogueira
O curso foi ministrado por uma equipe de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP)

Para aprimorar o conhecimento sobre técnicas de primeiros socorros dos servidores que fazem acolhimento de urgência e emergência, o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) promoveu, nesta quarta-feira, 26, o terceiro dia de aula do 1° curso de atualização técnica em parada respiratória e reanimação cardiopulmonar. A capacitação tem como objetivo preparar esses profissionais para que possam trabalhar em conjunto, diante de situações emergenciais nos hospitais.

De acordo com o gerente do Núcleo Interno de Regulação do HMML, Jorleu Adassi, essa capacitação faz parte do cronograma de ações de educação permanente da unidade, o qual resgata o conhecimento de profissionais da saúde que atuam na porta de entrada da unidade, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da troca de experiência profissional entre equipe hospitalar e bombeiros.

“Esses profissionais precisam seguir o padrão de atendimento de acordo com a classificação de risco que foi implantada em junho do ano passado. Já realizamos um curso teórico, em maio de 2018, para todos os profissionais que trabalham nesse acolhimento, e agora entramos com a prática para atualizar e enfatizar as técnicas”, afirma Jorleu.

O instrutor do curso e capitão do CBM/AP, Gabriel Souza, destacou que durante toda a semana os servidores poderão utilizar equipamentos como maleta de oxigênio, desfibrilador, kits de intubação, boneco e entre outros, para sejam feitas as simulações de situações de primeiros socorros, e as técnicas de reanimação cardiopulmonar e parada cardiorrespiratória, sejam exercidas na prática. “Esse é um momento para esclarecer todas às dúvidas desses profissionais, com relação a essas técnicas e atuação, com o intuito de prestar atendimento de excelência ao usuário”, reforça o capitão.

A capacitação é fruto de uma parceria entre HMML e CBM/AP, e foi destinada, primeiramente, para a equipe multiprofissional de 25 servidores, como técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. O curso iniciou na segunda-feira, 24, e encerrará sábado, 28.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá