quarta, 19 de junho de 2019 - 00:49h
Hemoap abre para doação no ponto facultativo de sexta-feira, 21
Hemocentro quer garantir estoque de plaquetas em possíveis casos de urgência e emergência nos hospitais; instituto abrirá abrirá das 7h30 às 12h.
Por: Janine Cruz
Foto: Karol Levy/Sesa

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) vai funcionar na sexta-feira, 21, ponto facultativo pelo Dia de Corpus Christi, das 7h30 às 12h, para receber doadores e garantir o estoque de plaquetas. As doações também vão contribuir para manter o estoque de sangue utilizado no tratamento de pacientes internados e de possíveis casos de urgência e emergência dos hospitais do Amapá.

"O estoque de sangue está dentro da margem de segurança para o feriadão. No entanto nossa preocupação é manter a segurança no estoque das plaquetas, já que a vida útil deste componente é de apenas cinco dias", ponderou o diretor do Hemoap, José Sávio Ferreira. Ele destacou que o concentrado de plaquetas é usado, especialmente, em pacientes com quadros hemorrágicos graves.

Interessados em doar sangue precisam atender a alguns critérios, como: ser saudável com mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18, só com a autorização dos responsáveis e maiores de 60 anos, se já tiverem doado sangue antes. A pessoa também precisa estar descansada e alimentada com refeição leve.

O Hemoap está localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central. E abre para doações das 7h30 às 12h.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá