quarta, 21 de abril de 2021 - 13:40h
Governo do Amapá investe mais R$ 10 milhões para ampliar programa que oferece cirurgias oftalmológicas
Mais Visão já atendeu 16 mil pessoas. Novo aporte financeiro vai possibilitar a realização de, aproximadamente, mais 10 mil procedimentos.
Por: Karla Santos
Foto: Maksuel Martins/Secom
Programa recebeu mais R$ 10 milhões para continuidade da oferta dos serviços gratuitos para população.

O governador, Waldez Góes, anunciou nesta quarta-feira, 21, um novo aporte financeiro no valor de R$ 10 milhões do Tesouro Estadual para a continuidade do programa Mais Visão, que oferta  cirurgias oftalmológicas para pessoas em vulnerabilidade social.

A estimativa é que o investimento alcance mais 10 mil procedimentos para tratar catarata e pterígio, popularmente conhecido como "carne crescida". Neste programa, o Governo também oferta a vitrectomia, um procedimento indicado em casos de doenças na retina que não podem ser tratadas com colírios.

LEIA MAIS: Governo do Amapá oferta novo procedimento de alta complexidade no programa Mais Visão

Acompanhado do senador Davi Alcolumbre, que é responsável por articular recursos para o Mais Visão, o chefe do Executivo esteve na sede do programa que funciona no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, o “Capuchinhos”, em Macapá.

Góes reforçou a importância do programa para os amapaenses que, agora, têm a oportunidade de recuperar a visão, possibilitando autonomia para realizarem atividades domésticas e pessoais. Ele destacou que o recurso vai possibilitar aproximadamente 10 mil novas cirurgias.

“Desde setembro do ano passado até agora, já conseguimos melhorar a qualidade de vida e a autoestima de 16 mil amapaenses. Até o final de maio devemos chegar a 20 mil”, enfatizou.

O agricultor aposentado Faustino da Costa Santos, de 64 anos, passou por cirurgia de catarata nos dois olhos. Atualmente, o paciente passa por recuperação e é acompanhado pela equipe do programa.

“Durante o início da pandemia, percebi que minha visão caiu muito. Não estava conseguindo mais reconhecer as pessoas. Depois da cirurgia, melhorou bastante. Isso representa pra mim uma nova vida”, disse, entusiasmado.

Para Alcolumbre, o principal objetivo do programa foi desafogar a demanda reprimida de cirurgias e facilitar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade e gratuitos.

“Nosso objetivo é dar uma nova vida para as pessoas através da visão. Eu gostaria de registrar nossos agradecimentos aos parceiros que tornaram realidade este trabalho”, finalizou o senador.