terça, 19 de junho de 2018 - 08:20h
Hemoap reforça campanha de doação de sangue no período da Copa
Para garantir um bom estoque de bolsas de sangue nos dias de jogos da seleção brasileira, o Hemoap funcionará normalmente.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Karol Levy/Honorato jr
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciará na próxima quinta-feira, 21, a campanha "você foi convocado para salvar vidas", com o intuito de conscientizar a população a doar sangue no período da Copa do Mundo de Futebol.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciará na próxima quinta-feira, 21, a campanha "você foi convocado para salvar vidas", com o intuito de conscientizar a população a doar sangue no período da Copa do Mundo de Futebol, especificadamente nos dias em que ocorrerão os jogos da seleção brasileira, quando o fluxo de doadores diminui e consequentemente o estoque de bolsas de sangue passar a ser menor.

De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap, Marcela Tavares, na quinta-feira, dia que antecede o segundo jogo da seleção, haverá uma programação especial para os doadores com entrega de lanche e brindes, além disso, as pessoas que já são cadastradas no instituto serão acionadas via telefone para participarem deste momento, e os novos doadores serão captados através da divulgação da campanha na mídia.

"A missão de salvar vidas nunca para, por isso, precisamos manter nosso estoque sempre abastecido para atender às pessoas que precisam dessas transfusões, então, nas manhãs de jogos, o Hemoap sempre fará essa programação especial para os doadores com o intuito de conscientizar e reforçar a importância de sermos solidários", reforça Marcela.

Marcela ainda faz uma alerta quanto a importância do doador de sangue não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antecedentes à doação, duas horas antes e depois também não é recomendado fumar, além disso, é importante que a pessoa tenha dormindo, no mínimo, 6 horas, e no dia de doar sangue esteja bem alimentado e com o peso acima de 50kg. A idade recomendada é de 16 a 69 anos, no caso de menores de idade é importante que estejam acompanhados dos responsáveis.

"Aqui no Hemoap, o doador de sangue recebe uma orientação nutricional para saber qual a forma certa de se alimentar e cuidar da sua saúde, além de outras assistências que vão detectar se a pessoa está apta para ser tornar um doador", explica Marcela.

O horário de funcionamento do Hemoap para doação de sangue é de 7h30 até as 12h. Na sexta-feira, 22, quando ocorrerá o jogo da seleção, o Instituto funcionará normalmente.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá