quarta, 14 de novembro de 2018 - 10:47h
Sesa anuncia locais para agendamento de consultas online
Agendamentos funcionarão de maneira descentralizada, pois o usurário não precisará se deslocar até a capital para marcar a consulta.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Karol Levy/SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou nesta terça-feira, 13, a lista de locais e seus respectivos endereços nos municípios responsáveis pela marcação de consultas online com especialistas, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), criado pelo Ministério da Saúde (MS). A descentralização resultará em praticidade e qualidade para a população, que poderá receber informações sobre o agendamento via telefone.

Antes, as consultas com especialistas eram marcadas apenas em Macapá, na Central de Atendimento Especializado do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). Agora, os demais municípios poderão, também, realizar esse serviço, mas a consulta ainda será realizada na capital. Para marcar a consulta é necessário que o usuário se dirija até um dos endereços autorizados, com encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) e esteja com os dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizados, principalmente o número de telefone, pois, se houver alterações na consulta com relação à data e hora, ou andamento na fila virtual de espera, o usuário será comunicado pela Central de Ambulatório de Especializado (CAE) via telefone.

"Sempre reforçamos que o usuário deixe o maior número de contatos possíveis na hora do cadastro, para que não haja erro de comunicação, principalmente para aqueles que ficam na lista de espera, pois fazemos o maior número de ligações possíveis durante o dia. Caso a gente não consiga entrar em contato, chamamos a pessoa que está na vez", explica o gerente de Controle e Avaliação da Sesa, Danilo Pacheco.

Danilo destaca que, além da ligação, existe o aplicativo Meu digiSUS que auxilia os usuários na hora de acompanhar a fila virtual pelo celular. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Saúde e está disponível para smartphones IOS e Android. O aplicativo é um complemento do Sisreg, o qual facilita que o paciente tenha acesso aos dados da consulta, possíveis mudanças, e aos que estão na lista de espera, notifica o usuário de quando será sua vez. "Mesmo aos usuários que possuem o aplicativo, o CAE também reforça as informações por telefonema", frisa o gerente.

Atualização dos dados cadastrais

As pessoas que possuem o cartão do SUS e que ainda não fizeram a atualização cadastral devem realizar o procedimento, pois é através desses dados que a equipe da Central de Atendimento Especializado (CAE) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) entra em contato para avisar os usuários sobre alterações nas consultas marcadas.

Para atualizar os dados, basta o usuário procurar qualquer unidade da Rede Super Fácil e levar originais e cópias de documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Lista de endereços autorizados para marcação de consulta:

Macapá

Hospital das Clínicas Dr. Aberto Lima (Hcal), na Central de Ambulatório de Especializado (CAE/ antigo Same). Av. FAB, 70, bairro: Centro.

Santana

Unidade Básica de Saúde Maria Tadeu. Rua Juscelino Kubitschek, 530, bairro: Paraíso; e Policlínica Dr. Alberto Lima. Rua Cláudio Lúcio Monteiro, n°13, bairro: Daniel.

Mazagão

Unidade Básica de Saúde Cidade Santana. Rua Presidente Vargas, bairro: Olaria; e Unidade Básica de Saúde Adalton Basílio. Rua Veiga Cabral, bairro: Bom Jesus.

Porto Grande

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Grande; setor: Departamento de Marcação de Consulta; Av. 8 de Agosto.

Tartarugalzinho

Secretaria Municipal de Saúde de Tartarugalzinho; Setor: Administração. Av. Eucalipto, n° 657; bairro: Felicidade

Calçoene

Unidade Mista de Calçoene; setor: Secretaria da Unidade. Av. FAB, n° 726, bairro: Liberdade

Vitória do Jari

Secretaria Municipal de Saúde de Vitoria do Jari, Rua Pedro Ladislau, n° 1.126, bairro: Prainha

Ferreira Gomes

Unidade Básica de Saúde Maria Joana Moreira dos Santos. Rua Manoel Lino Leal, bairro: Montanha

Serra do Navio

Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Navio. Rua A1, n° 529, bairro: Intermediária.

Laranjal do Jari

Sala do Tratamento Fora de Domicilio (TFD). Av. Tancredo Neves – sala no Hotel Arizona, bairro: Agreste.

Cutias

Secretaria Municipal de Saúde de Cutias. Rua Manoel Raimundo Pereira, bairro: Beira-Rio.

Amapá

Unidade Básica de Saúde Nova Brasília. Rua Cônego Domingos Maltês

Pedra Branca

Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Branca, setor: Departamento de Marcação de Consulta. Rua Raimundo Rodrigues de Almeida, n° 580.

Pracuúba

Secretaria Municipal de Saúde de Pracuúba, Av. São Pedro, n° 495.

Itaubal

Secretaria Municipal de Saúde de Itaubal. Av. Laurita de Almeida Barbosa, 1.134, bairro: Centro.

Oiapoque

Sala de Tratamento Fora de Domicilio de Oiapoque. Av. Nair Guarany, n° 279, bairro: Centro.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá