quarta, 14 de fevereiro de 2018 - 15:35h
Estado avança na implantação do sistema eletrônico de marcação de consultas
Implantação está sendo ajustada junto aos municípios em reuniões da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB)
Por: Elmano Pantoja
Foto: Arquivo/sesa

 

Para dar continuidade à implantação do sistema eletrônico de marcação de consultas, a 9ª reunião ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira, 9, aprovou o modelo da ficha de referência e contra referência para solicitações de consultas ambulatoriais. O documento, que será disponibilizado online, será a comunicação entre Estado e Municípios, para que as especialidades sejam acessadas.

O protocolo autoriza, nega, ou devolve as solicitações de consultas, feitas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada município. A medida, além de reduzir filas na Central de Ambulatório Especializado (CAE), onde atualmente são feitos os agendamentos, também possibilita ao cidadão do interior agendar consultas sem ter que se deslocar à capital, Macapá.

Atualmente, o sistema faz testes desde nos municípios de Macapá, Tartarugalzinho e Amapá. Em dezembro, através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), onde é feito o processamento da marcação eletrônica, foram ofertadas, pela primeira vez, via online, 129 vagas para urologia. Com o interesse dos demais secretários municipais de saúde, em implantar o sistema, as reuniões estão sendo feitas com o objetivo de organização toda a rede assistencial.

“Com o apoio do nosso corpo técnico e de todo o secretariado de saúde, estamos fazendo testes para corrigir entraves que venham a aparecer”, ressaltou o secretário de estado da saúde, Gastão Calandrini.

No dia 22 deste mês serão apresentadas as cotas da quantidade de consultas que cada município poderá disponibilizar para o acesso do usuário à atenção especializada. Dentre as deliberações, também ficou definido que, a partir da consulta, o paciente, se caso necessitar de retorno, terá 30 dias para fazer o agendamento presencialmente no CAE, após o período, deverá se dirigir à UBS novamente.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá