sexta, 10 de janeiro de 2020 - 11:47h
Perda auditiva pode provocar baixo rendimento escolar, alerta fonoaudióloga
Profissional orienta pais e professores a ficarem atentos para possíveis sinais de perda auditiva das crianças.
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues/Sesa
Consultas no Creap podem ser agendadas todas as quartas-feiras

Perguntas recorrentes como "o quê?", "hã?" ou “pode repetir?”, além de outras expressões que demonstram dificuldade de entendimento da explicação do professor em sala de aula, podem ser sinais de que o aluno está com perda auditiva e que talvez esse seja o motivo para um baixo rendimento escolar. O alerta é feito pela fonoaudióloga Thaís Bastos, responsável pela clínica de saúde auditiva do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap).

"Boa parte dos casos de perda auditiva em idade escolar que chegam aqui, foi identificada por professores. Os pais também devem ficar atentos, porque são sinais que a criança já apresentava em casa", ressaltou Bastos.

Segundo a profissional, a perda auditiva é irreversível. Para os casos de deficiência em crianças em idade escolar, o Creap dispõe de um serviço que ajuda o aluno a manter a concentração voltada para o professor, com aparelhos que eliminam outros ruídos através do Sistema FM.

"Essa criança faz a consulta aqui, passa por exames que atestam o grau de perda e depois recebem o aparelho auditivo. Se ela estiver estudando, também disponibilizamos um dispositivo que funciona através do Sistema FM. Ele é conectado ao aparelho auditivo e fica com o professor como se fosse um microfone, transmitindo a voz diretamente para a criança", explicou.

O importante é ficar atento aos sinais que a criança dá.

Consultas

Para ser atendido no centro, é necessário ir até a unidade, localizada na Rua Tiradentes, n° 1597, bairro Central, em Macapá, tendo em mãos o encaminhamento com a solicitação para consulta com o especialista, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. As marcações para o serviço de saúde auditiva são as quartas-feiras, de 8h às 12h.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá