quinta, 09 de janeiro de 2020 - 11:52h
Operação Gota: Amapá alcança em 2019 maior resultado em 3 anos
Ação do Ministério da Saúde, coordenada pela SVS no estado, leva imunização para comunidades indígenas e ribeirinhas.
Por: Júlio Miragaia
Foto: Alessandro Veloso/SVS
Ação percorre regiões de difícil acesso para atender indígenas e ribeirinhos

26ª edição da Operação Gota no Amapá teve o maior resultado em 3 anos. Ao todo, foram imunizadas com todas as vacinas do calendário 759 pessoas. Em 2017 e 2018 cerca de 500 pessoas foram atendidas em cada ano.

A iniciativa do Ministério da Saúde é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) no estado e contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e equipes das prefeituras.

O objetivo da força-tarefa é levar vacinas e atendimentos de saúde a comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, que ficam em áreas de difícil acesso. Em 2019, a ação percorreu os municípios de Oiapoque, Amapá e Pedra Branca do Amapari.

Confira abaixo os resultados:

Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, a ampliação do trabalho e as parcerias foram fundamentais para atender comunidades como de Vila Brasil, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, e as indígenas Waiãpi e Mariry.

“Com a ajuda dos militares da FAB, conseguimos levar as vacinas que disponibilizamos e os vacinadores. É um esforço que nos enche de orgulho, pois promovemos saúde e cidadania em áreas de difícil acesso”, disse.

Para 2020, a proposta é ampliar a Operação Gota com a atuação em outras regiões do Amapá. Comunidades dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do estado, devem receber a ação.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá