sexta, 07 de fevereiro de 2020 - 10:17h
Amapá garante terreno para construção de Unidade de Radioterapia
Governo obteve da União a cessão da área para a construção da unidade que fará parte do complexo oncológico do estado.
Por: Gabriel Dias
Foto: Maksuel Martins / Secom
Termo de cessão do terreno para construção da unidade foi assinado nesta sexta-feira, 7.

O Governo do Amapá e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assinaram nesta sexta-feira, 7, o termo de cessão do terreno para a construção de uma Unidade de Radioterapia, na Rodovia Norte-Sul, em Macapá.

A nova estrutura de saúde fará parte do complexo oncológico, que também inclui a Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, inaugurada em 2018, e a nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que passa por adequações para se ajustar ao novo espaço

O terreno fica em uma área de 4.231,44 m² na Rodovia Norte-Sul, próxima a Unidade de Prevenção do Hospital de Amor. A obra está prevista para ser iniciada, ainda este ano, com expectativa de conclusão para 2022. Quando for entregue, a nova unidade terá capacidade de realizar 43 mil procedimentos por ano.

Durante a cerimônia de assinatura do termo de cessão, o governador do Amapá, Waldez Góes, aproveitou para agradecer o apoio da Secretaria de Patrimônio da União. Com a doação do terreno, o Amapá garante avanço no setor oncológico.

“Quero deixar meu agradecimento em nome do governo e da população à SPU, que tem sido bastante solícito ao Amapá, permitindo que a gente possa executar os recursos captados de emenda de bancada para diversas áreas”, ressaltou Góes.

A superintendente do Patrimônio da União, Liely Andrade, afirmou que a entidade federal está satisfeita com a destinação do terreno. Ela enfatiza que o projeto que vai beneficiar todos os pacientes acometidos com câncer no Amapá.

“A SPU tem sido um apoiador nas ações do Governo do Estado nas áreas de habitação, infraestrutura e saúde, que são necessárias para o desenvolvimento do Amapá”, destacou.

Em 2012, o Amapá foi contemplado com o Plano de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde. Para essa obra o governo federal deverá investir cerca de R$ 2,5 milhões em infraestrutura e aproximadamente US$ 606 mil (dólares) no equipamento de radioterapia. A contrapartida do Governo do Estado é disponibilizar o terreno para a construção.