domingo, 08 de setembro de 2019 - 16:33h
Samu celebra 13 anos de fundação com exposição de primeiros socorros
Demonstrações aconteceram durante a tarde de domingo em um shopping na zona sul da cidade e fazem parte da programação de aniversário do Samu.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja
Integrantes do Samu ensinaram técnicas de primeiros socorros em crianças

Uma exposição de primeiros socorros em um shopping, na zona sul de Macapá, marcou o início da programação do aniversário de 13 anos que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), celebrada no dia 11 de setembro. As demonstrações foram de ações realizadas ao longo de todos esses anos, orientações de primeiros socorros e apresentações de projetos.

Um dos projetos apresentados foi o Samu Baby, idealizado pela médica Caroline Pastana, e posto em prática no segundo semestre deste ano. A inovação visa repassar a professores e gestores de creches, técnicas de primeiros socorros a crianças menores de quatro anos. De acordo com a médica, a ideia surgiu pela grande demanda de ocorrências.

“Quase que diariamente recebemos chamados de creches envolvendo crianças que se engasgam durante uma refeição. Isso é algo comum porque, nesta idade, elas ainda estão se adaptando a alimentos mais sólidos. Saber como proceder em um incidente como este é primordial para evitar uma parada respiratória até a chegada de uma equipe”, explicou Pastana.

As demonstrações chamaram a atenção do autônomo Roman Balieiro, que já passou por um susto com um dos filhos. “Há alguns anos o meu primeiro filho se engasgou e minha mãe só o sacodia. Graças a Deus, tudo acabou bem, mas agora, olhando aqui e pegando essas informações, sei que aquela forma não foi a correta, então, saber como proceder é essencial”, ressaltou Balieiro.

A exposição aconteceu em parceria com as unidades municipais do Samu que desenvolvem projetos educativos em escolas de Macapá e Santana. Além dos projetos, a programação também contou com a exposição de materiais de imobilização, manobras de compressões simuladas em bonecos e da ambulância que dispõe de aparelhos de terapia intensiva.

De acordo com a enfermeira responsável pela programação, Kelly Teles, a exposição é para mostrar à população a importância do trabalho que é desenvolvido. “Às vezes, muita gente não entende quando um procedimento é demorado sem saber a complexidade que envolve cada manobra. Então, é importante, para nós, apresentar o serviço assim e trazer a população mais para perto”, frisou Teles.

Programação:

9 de setembro – Abertura oficial da I Semana dos Profissionais do Samu no Estado do Amapá, no auditório do Sesi, às 8h;

10 de setembro – Oficina com minicursos, no auditório do Sesi, às 8h;

11 de setembro – Simulação realística, no estacionamento do Estádio Olímpico Zerão, às 16h.