quarta, 07 de fevereiro de 2018 - 08:31h
Governo reforça estratégias para redução da mortalidade neonatal
Ações visam a gestão coletiva envolvendo municípios, Estado e a União no cumprimento de suas atribuições.
Por: Poliana Tavares .Colaboradores: Janine Cruz
Foto: André Rodrigues
Detalhes do plano foram apresentados na reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, na segunda-feira

O Governo do Estado elaborou um plano de reestruturação da Rede Materno Infantil - Mãe Tucuju, que em conjunto com a estratégia Qualineo vai contribuir de forma determinante para a redução da mortalidade materna e neonatal no Amapá. O plano foi apresentado, na segunda-feira, 5, durante a primeira reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-Jus) de 2018.

A Rede Mãe Tucuju é um conjunto de ações que deve seguir um ciclo de atendimento, que vai desde a captação precoce da gestante pelas equipes da Atenção Básica dos Municípios até o parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional. As ações visam a gestão coletiva envolvendo municípios, Estado e a União no cumprimento de suas atribuições.

O objetivo é garantir o acesso ao atendimento com, no mínimo, seis consultas, a realização de exames conforme determina o Ministério da Saúde e promover o cuidado seguro com a indicação do hospital conforme o risco das gestantes e das crianças com o atendimento em ambulatório especializado. Embora sejam direcionadas à mulher e à criança, as ações implantadas deverão promover a qualidade de vida de toda a família.

A secretária de adjunta de Assistência à Saúde, Hely Costa, que apresentou o plano de reestruturação, reforçou que, com as medidas, será possível planejar para melhor atender. "Cada ente cumprindo com a sua obrigação, o ganho será imenso na oferta dos serviços, pois poderemos diminuir a fila de espera, ter leito suficiente no âmbito da alta complexidade e ofertaremos, sobretudo, um melhor acolhimento à mulher", destacou.

No dia 5 de março, haverá uma nova reunião do CES-Jus, quando serão discutidas e pactuadas entre Estado e municípios as atribuições e competências para uma melhor efetivação do plano.

Rede Materno Infantil - Mãe Tucuju

Mãe Tucuju é o nome da Rede Materno Infantil do Amapá. Possui características regionalizadas em conformidade com a realidade da mulher e da criança que aqui vivem. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto e às crianças menores de um ano o crescimento e o desenvolvimento saudáveis.

CES-Jus

O Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-Jus) é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de acordo com a Resolução 107/2010. No Amapá, foi criado em 14 de julho de 2017 e consiste em um grupo de trabalho que agrega as expertises de diversas instituições e especialidades profissionais na missão de promover estudos e fomentar campanhas e políticas públicas voltadas para a prevenção da judicialização de demandas em saúde pública e privada.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá