segunda, 06 de maio de 2019 - 19:08h
Proteína do leite de vaca é a principal causa de alergia alimentar entre as crianças
Trigo, ovo, oleaginosas e crustáceos também são produtos comuns na causa de alergia alimentar.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Karol Levy/Sesa

A alergia alimentar é um problema de saúde que pode trazer impacto bastante negativo na vida das pessoas e que pode surgir logo nos primeiros anos. De acordo com a gastropediatra, Ana Rute Rego, a proteína do leite de vaca, também conhecida como APLV, tem se tornado a causa mais comum no diagnóstico de alergia alimentar entre as crianças.

Segundo a médica, não é possível estabelecer uma previsão à alergia antes do contato com o alimento e, em crianças, isso pode representar um sério risco à saúde. “Apesar de não existir um exame que defina o grau de alergia, nos primeiros anos de vida da pessoa a reação alérgica pode aparecer com mais intensidade devido à fragilidade do organismo”, explicou a gastropediatra.

Ana Rute também destacou que é importante se atentar aos casos em que as crianças apresentaram reação, para que não tenham contato com o alimento, pois podem entrar em choque e até ter parada respiratória, dependendo do caso. Além do leite, outros alimentos como trigos, ovo, oleaginosos e crustáceos, também estão entre os que mais causam alergia alimentar.

O alerta da profissional vem em detrimento ao Dia Nacional de Prevenção da Alergia, lembrado em 7 de abril, como forma de chamar a atenção para o aumento exponencial registrado nos últimos anos. “O indicado é procurar ajuda médica logo que pessoa apresenta alergia, para que motivo seja investigado. Há casos em que a alergia deixa de existir com o tempo, mas há outros em que ela piora e, essa é a nossa principal preocupação”, comentou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá