sexta, 02 de agosto de 2019 - 12:23h
Governo do Estado dá início a curso de pós-graduação em saúde
Capacitação é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, através da Rede de Escolas de Saúde Pública do SUS.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues

O Governo do Estado do Amapá (GEA) deu início, nesta sexta-feira, 2, ao curso de pós-graduação em Especialização em Saúde Pública, ofertado pela Escola de Saúde Pública (ESP). A capacitação é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Rede de Escolas de Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Das 40 vagas ofertadas, 20 foram disponibilizadas para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através de um processo seletivo que contou com 239 inscrições. Foi levado em conta o tempo de vínculo e de formação em nível superior do servidor. As outras 20 foram distribuídas entre os municípios através do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). O curso terá duração de 12 meses, com aulas mensais, na Escola de Administração Pública (EAP), em Macapá.

O secretário de Estado da Saúde, João Binttencourt, explicou que o curso será voltado para as especificidades que os profissionais têm dentro das unidades de saúde do Amapá. “Isso resulta em um aperfeiçoamento gigantesco, porque traz a expertise nacional para dentro da realidade local, então, irá promover a atualização para que esses profissionais possam aguçar seus conhecimentos e implementar dentro da administração aquelas necessidades”, ponderou o gestor.

Segundo a enfermeira Dalva Rocha, servidora pública estadual há 19 anos, sua motivação para fazer o curso é saber da importância que tem um servidor estar bem capacitado para prestar um bom atendimento aos usuários.
“Para mim, que trabalho na área de saúde mental, é extremamente importante. Meu maior objetivo é prestar assistência e contribuir para com essas pessoas que já são muito discriminadas”, completou Dalva.

Escola de Saúde Pública

Criada a partir da lei n° 2.212 de 14 de julho de 2017, a Escola de Saúde Pública completou dois anos promovendo o aperfeiçoamento e constante aprendizado para os profissionais da área. Em outubro de 2018, foi certificada pelo Ministério da Saúde como Escola Técnica do SUS (ETSUS).

Ao longo de dois anos implementou ações de educação permanente, como o programa de pós-graduação em fisioterapia intensivista para 30 profissionais. Na área de ensino técnico-profissionalizante, realizou oficinas e capacitações.