sexta, 30 de abril de 2021 - 13:46h
Governo avança no planejamento para construção do Hospital Regional de Amapá
Unidade atenderá pacientes de Amapá, Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Oiapoque.
Por: Anne Santos
Foto: Márcio Pinheiro/Secom

O governador do Amapá, Waldez Góes, deu continuidade nas tratativas para construção do Hospital Regional de Amapá, que deve ser erguida no município a 302 quilômetros da capital. A nova unidade atenderán também, pacientes de cidades próximas, como Calçoene, Pracuúba, Tartarugalzinho e Oiapoque.

Na última terça-feira, 29, o chefe do Excutivo reuniu-se com o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio e equipes técnicas do governo e prefeitura para dar andamento ao projeto da Unidade.

O espaço da antiga Unidade Mista de Saúde mista já está liberado para dar início às obras do novo Hospital Regional.  A Unidade foi transferida para um novo local e inaugurada no último sábado, 24.

LEIA MAIS: Unidade mista de Amapá conta com nova estrutura de atendimento

O plano de necessidades do Hospital foi elaborado e, agora, as equipes trabalham no cronograma de execução da obra.

“Assim como fizemos com Porto Grande, estamos regionalizando a saúde com a implantação do Hospital Regional e Amapá, para que seja referência e atenda toda a demanda daquela região”, explicou o governador.

Para o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, é mais uma conquista para a região.

“Uma obra que vai beneficiar não só os moradores de Amapá, mas de todos os municípios próximos que terão à disposição um hospital de referência. É mais um compromisso do governador com os municípios”, afirmou Sampaio.

O novo hospital será referência no atendimento de casos de baixa e média complexidade para os municípios da região, além dos atendimentos já feitos pela unidade mista. O projeto prevê centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos e neonatal, setor de exame de imagens com raio-x, ultrassom e tomografia, central de gases medicinais e resíduos, estação de tratamento de esgoto, agência transfusional e Banco de Leite Humano.

A unidade será referência para região, desafogando a demanda de Macapá e proporcionando mais conforto e qualidade de vida para os moradores da região.