sexta, 01 de fevereiro de 2019 - 09:33h
Workshop promove discussão sobre saúde mental e emocional
O objetivo da programação é envolver os setores ligados ao tema e divulgar os serviços ofertados gratuitamente em todo o Estado do Amapá.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira, 31, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ocorreu a abertura do workshop “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”, com a participação de profissionais da saúde, representantes de movimentos sociais, acadêmicos, pacientes e a sociedade em geral.

A abertura contou com apresentações do grupo “Musicoterapia”, da Banda da Polícia Militar que tocou o Hino Nacional e a Canção do Amapá, além da declamação de poesias.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, explicou que essa é uma oportunidade para que toda a sociedade possa discutir temas relacionados à saúde mental.

“Muitas pessoas enfrentam doenças como a depressão, dependência química, problemas psicológicos, psiquiátricos e estresse, é muito importante que nós, como Estado, município e outras secretárias, além dos profissionais da saúde, cuidarem dos usuários do SUS para melhorar a saúde mental e para divulgarmos onde o usuário pode buscar o tratamento”, pontuou Calandrini.

As mesas de debate tiveram como temas Justiça – Direitos e Deveres na Saúde Mental, Serviços Assistenciais na Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Primária, Atendimento/Abordagem ao Paciente em Crise, Atendimento Específico em Saúde Mental, Diversidade e Igualdade na Acessibilidade da Saúde Mental e Saúde Mental do Trabalhador.

A programação prossegue nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, das 14h às 17h, quando será realizada uma oficina no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), para os servidores que atuam na área de saúde mental.

No dia 2 de fevereiro, será realizada a “Mega Caminhada e Blitz Mental e Emocional: Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”. A concentração começará às 15h30, na Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Iracema Carvão Nunes, em Macapá, e seguirá, a partir das 16h30, pela Rua Cândido Mendes até a Fortaleza de São José. Serão abordados pedestres e motoristas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Também participaram do evento representantes da Prefeitura Municipal de Macapá, Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e Tribunal de Justiça do Amapá.

Avanços no Setor Psiquiátrico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está adequada às novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) quando o assunto é atendimento psiquiátrico. Após avaliação do médico plantonista, feita no Hospital de Emergência (HE), o paciente que apresenta transtornos mentais deve ser encaminhado, em até 72 horas, ao setor especializado do Hcal.

A ala psiquiátrica do Hcal possui 14 leitos para internação, sendo 7 masculinos e 7 femininos. Pensando em proporcionar lazer para os pacientes, em dezembro de 2018, o Setor de Psiquiatria inaugurou a Sala de Praxiterapia, onde são realizadas atividades lúdicas, terapêuticas e físicas. O espaço conta, ainda, com uma biblioteca e sala de vídeo.

Além disso, o Governo do Estado do Amapá (GEA) passou a oferecer, desde abril de 2018, o serviço de psiquiatria itinerante para os municípios mais afastados da capital. Com uma agenda fixa de visitações, o psiquiatra é responsável por auxiliar e supervisionar a atuação das equipes da atenção básica dos municípios.

O trabalho consiste na capacitação das equipes, para que elas possam atuar de acordo com a cultura e peculiaridades de cada município, e no atendimento psiquiatra clínico, discutindo os casos com as equipes que fazem o atendimento local.

A atuação do serviço de psiquiatria itinerante leva o atendimento até população e evita que os usuários de municípios mais afastados façam deslocamentos até Macapá, além disso, promove a inserção da comunidade e da família no tratamento.

A rede estadual de atendimento possui ainda os Centros de Atenção Psicossocial Casa da Gentileza (Caps) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).