quarta, 31 de janeiro de 2018 - 12:24h
Doação de sangue só pode ser feita durante a semana no Hemoap
A liberação do material doado, incluindo as plaquetas, sai, em média, dois dias após a coleta. Pois, depende do resultado de teste feito em Belém (PA).
Por: Elmano Pantoja
Foto: Ascom/Sesa
Hemocomponentes como as plaquetas são extraídas durante o fracionamento pelo qual o sangue passa, depois de ser doado.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) comunica que entre os hemocomponentes coletados, o mais necessário para a renovação é o concentrado de plaquetas, por causa do curto tempo de vida útil – cinco dias – em que podem ficar estocados. É também o mais usado, especialmente, por aqueles com o estado clínico agravado e em situação de emergência por algum quadro hemorrágico.

As plaquetas são extraídas durante o fracionamento pelo qual o sangue passa, depois de ser doado. Nesse processo, também é possível separar o concentrado de hemácias, o plasma e o crioprecipitado, que são dispensados aos hospitais de forma separada, para ser utilizado, dependo da necessidade do paciente.

Em média, o Hemoap recebe 60 doações por dia, mas tem capacidade para receber até 120 doações/dia. Uma bolsa de 450ml de sangue coletado durante a doação é capaz de ajudar até quatro pessoas. O sangue doado passa pela realização de seis tipos de exames: HIV, hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, Sífilis, HTLV e pelo Teste do Ácido Nucléico (NAT). 

Em virtude disso, a coleta de sangue acontece de 7h30 às 12h de segunda à sexta-feira. Após esse horário, o Homoap separa uma amostra de cada bolsa e encaminha para o Hemocentro de Belém (PA), onde é realizado o NAT, esse teste é feito em apenas 14 centros no país.

A liberação dos hemocomponentes, incluindo as plaquetas, para a utilização nos hospitais públicos e privados do Amapá, só acontece após o resultado do NAT. Todo o processo, desde a doação à liberação do resultado do teste pode levar até 48h.

Uma possível coleta de sangue à tarde durante a semana, só terá a amostra enviada à Belém no dia seguinte. Até que saia o resultado do NAT, três dias de utilização das plaquetas seriam perdidos. Já as doações em finais de semana, teriam de ficar estocadas até a segunda-feira, o que resultaria na perda de pelo menos, quatro dias, dos cinco de vida útil das plaquetas. Neste caso o resultado só sairia no fim da tarde de terça-feira, juntamente com o do sangue doado na segunda-feira. Pois, o Hemocentro em Belém não realiza o NAT aos domingos.

Todos os dias da semana, o Hemoap dispõe de equipe preparada para fazer a coleta de sangues, disponibilizando insumos, regentes e sorologias para processar o sangue coletado. Porém, nem sempre os doadores comparecem aos inúmeros chamados feitos pelo instituo na mídia ou por familiares dos pacientes. Sem o comparecimento, o estoque de bolsas de sangue e extração de plaquetas permanecerá em baixa no hemocentro do Amapá, ficando comprometida a realização de cirurgias eletivas ou até mesmo a vida de pacientes.

Nos casos de reposição de sangue para a realização de cirurgias eletivas, o Hemoap orienta que os familiares realizem campanhas para acionarem parentes, amigos e conhecidos que façam a doação direcionada. E evitem a abordagem de voluntários nas proximidades do instituto. Pois isso, implica diretamente, na redução da disponibilidade de hemocomponentes para atender às emergências.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá reforça quem pode doar sangue: toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos; menores de 18 anos com autorização dos responsáveis e maiores de 65, se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo fatores que, porventura, a deixem inapto, temporariamente.

 
 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá