sábado, 19 de janeiro de 2019 - 10:31h
Campanha irá conscientizar sobre saúde mental e emocional
‘Janeiro Branco: O Amapá Unido Pela Saúde Mental’, acontecerá entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Karol Levy/Sesa

O “Janeiro Branco” é uma campanha dedicada a conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Pensando nisso, a Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá realizar entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro o workshop “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”.

O objetivo da programação é envolver e divulgar os serviços ofertados gratuitamente em todo o Estado do Amapá para que os usuários saibam onde encontrar o atendimento adequado ao seu tipo de necessidade.

A abertura do evento será no dia 31 de janeiro no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de 8h as 12h e das 14h às 18h30.

Serão realizadas mesas de debates com os temas Justiça – Direitos e Deveres na Saúde Mental, Serviços Assistenciais na Saúde Mental, Saúde Mental na Atenção Primária, Atendimento/Abordagem ao Paciente em Crise, Atendimento Específico em Saúde Mental, Diversidade e Igualdade na Acessibilidade da Saúde Mental e Saúde Mental do Trabalhador.

O evento será aberto para profissionais da saúde, representantes de movimentos sociais e a sociedade em geral. Não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição e os participantes receberão um certificado de participação de 8 horas.

No dia 1° de fevereiro, das 14h às 17h, será realizada uma oficina, no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), aberta apenas para os servidores que atuam na área de saúde mental.

No dia 2 de fevereiro, será realizada a “Mega Caminhada e Blitz Mental e Emocional: Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”. A concentração começará às 15h30 na Praça Barão do Rio Branco, na avenida Iracema Carvão Nunes, em Macapá, e seguirá a partir das 16h30 pela Rua Cândido Mendes até a Fortaleza de São José. Serão abordados pedestres e motoristas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Também são apoiadores da campanha a Prefeitura Municipal de Macapá, Coordenadoria Municipal de Saúde, Senac, Divina Arte e o cantor Wanderley Andrade.