quinta, 29 de agosto de 2019 - 13:43h
Seminário alerta sobre perigos do tabagismo
Hábito causa uma série de doenças respiratórias, cardíacas, hipertensão, além de vários tipos de câncer.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Sesa

A Secretária de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta quinta-feira, 29, no auditório do Sesi, em Macapá, um seminário para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.


Segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), 5% da população do Amapá é fumante, o que para a responsável técnica pela área de tabagismo da Sesa, é preocupante já que o cigarro é a principal causa de mortes evitáveis no mundo.
“Sabemos que o cigarro adentra facilmente na vida das pessoas. Você tem que pensar em qualidade de vida e refletir o quanto o cigarro é prejudicial. O cigarro é um problema de saúde pública que precisa ser discutido”, explicou.


Um único cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas, entre elas a acetona, arsênio, nicotina, cianeto, amônia e butano, o que causa uma série de doenças respiratórias, cardíacas, hipertensão, além de vários tipos de câncer.


As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de responsabilidade dos municípios, ofertam tratamento gratuito para pessoas que desejam parar de fumar, devendo ser a porta de entrada desses pacientes na rede de saúde.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá