terça, 26 de fevereiro de 2019 - 11:47h
Foliões devem seguir dicas de saúde para aproveitar o carnaval
São cuidados básicos relacionados à alimentação, hidratação e prevenção sexual para que a quadra carnavalesca seja comemorada sem riscos à saúde.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Maksuel Martins
Quem for curtir os eventos de carnaval não pode descuidar das dicas de saúde

Para que os foliões possam aproveitar o carnaval sem riscos à saúde, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação, hidratação, pele e proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O clínico geral do Hospital de Emergência (HE), Rassy Filho, explica que, durante o carnaval, um dos primeiros cuidados está relacionado ao consumo de álcool, pois, quando tomado em excesso, pode causar desidratação, intoxicação alcoólica, gastrite aguda, vômitos, pancreatite e coma alcoólico. "Além desses problemas também alertamos para que as pessoas não dirijam embriagadas, pois, nesta época, temos um alto índice de acidentes no trânsito, que, muitas vezes, são fatais", ressalta Rassy.

O médico aconselha que os foliões bebam, diariamente, de 2 a 3 litros de água, sucos naturais e água de coco. Além do álcool, fatores como excesso de transpiração e exposição ao sol também causam desidratação. "É importante que, além da hidratação, faça o uso de protetor solar e acessórios como chapéus e óculos", explica.

Outra dica está relacionada à alimentação. É importante evitar comidas pesadas, que contenham muito sal e sejam muito gordurosas, pois podem causar má digestão. O ideal são alimentos ricos em vitaminas, que sejam leves, como sopas, frutas, legumes, entre outros.

“Alimentos pesados como maniçoba, feijoada e embutidos, por exemplo, podem causar mal-estar, vômito e diarreia. É importante fazer uma alimentação balanceada, para que a pessoa mantenha o corpo bem nutrido, e assim, tenha energia de sobra para aproveitar o carnaval", destaca Filho.

Outro cuidado fundamental está relacionado ao uso de preservativos, que evitam Infecções Sexualmente Transmissíveis ou gravidez indesejada. "Não é apenas na relação que se pode contrair ISTs. Deve-se evitar beijar pessoas desconhecidas, pois a herpes labial é bastante comum nesse período. Então, nunca devemos esquecer de nos prevenir, com uso de camisinha, entre outros preservativos, e evitar exageros que são cuidados essenciais não apenas no carnaval, mas para toda a nossa vida", finaliza Rassy.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá