quarta, 27 de fevereiro de 2019 - 09:43h
Banco de Leite realiza campanha para atrair doadoras durante o carnaval
Durante feriado o Banco de Leite irá funcionar normalmente, objetivo é garantir o abastecimento do estoque que atende os bebês internados no Hospital da Mulher.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues / Sesa
Fernanda Gonçalves, 41 anos, mãe do pequeno Théo, tornou-se doadora há cinco meses

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) está realizando uma campanha para atrair doadoras durante o feriado de carnaval para garantir o abastecimento do estoque que atende os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e berçário do HMML.

A coordenadora do BLH, Joelma Oliveira, explica que é normal acontecer uma queda nas doações durante feriados prolongados, apesar do BLH funcionar normalmente durante o período. "Muitas doadoras aproveitam o feriado e viajam, outras acham que não funcionaremos durante o feriado. Temos sempre que nos manter em alerta para garantir um nível seguro para o nosso estoque", explicou Oliveira.

O leite materno deve ser o primeiro e único alimento do recém-nascido até o sexto mês de vida. Além de conter vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não são encontradas nas fórmulas substitutas e que previnem contra doenças e infecções.

A policial militar Fernanda Gonçalves, 41 anos, mãe do pequeno Théo, de apenas 7 meses, conta que se tornou doadora há 5 meses após ter um problema na mama e procurar atendimento no BLH.

"Lá, pude ter contato com uma realidade que eu não conhecia, a das mães que estão com os filhos internados no Hospital e têm dificuldade para tirar o leite para alimentá-los. Me sinto muito feliz e útil em poder ajudar essas crianças. É tão fácil colaborar, não precisa ser um vidro cheio, às vezes, 1ml já alimenta uma criança que está na UTI", completou Fernanda.

Doações

Para se tornar uma doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite através do número (96) 98417-7333 ou pelo e-mail bancodeleite.ap@gmail.com que uma técnica em enfermagem irá junto com o motorista até a casa da voluntária realizar o cadastro.

“Serão feitos os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Se a doadora for aprovada, ela irá receber um kit e orientações de como fazer a retirada e armazenamento correto do leite. Qualquer mulher pode ser uma doadora desde que esteja saudável e amamentando”, explicou Joelma Oliveira.

A doadora precisa ter em mãos o cartão de pré-natal e, caso seja necessário, serão refeitos no próprio local os testes rápidos para comprovar a saúde da voluntária. Caso ela seja aprovada, um cadastro será feito e ela receberá orientações sobre a assepsia da mama e os cuidados com o armazenamento do leite. A doadora pode entregar os recipientes com o alimento, no próprio Banco de Leite ou requisitar que a equipe de captação busque o produto em sua residência.

A rota de coleta do carro do Banco de Leite atende a zona sul de Macapá às segundas e terças-feiras; a zona norte às quartas e quintas e, às sextas-feiras, a rota atende o posto de coleta e as doadoras externas do município de Santana.

Além de Macapá, a cidade de Santana também possui um posto de coleta que funciona no Hospital Estadual de Santana (HES) das 7h às 18h. As doadoras podem entrar em contato para receber orientações através da equipe de captação.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá