segunda, 26 de abril de 2021 - 10:51h
TFD: Governo do Amapá investiu 2,4 milhões no programa durante o primeiro trimestre de 2021
Investimento permitiu a emissão de 1.282 passagens, além de auxílio para o beneficiário se manter durante o período fora do estado.
Por: Karla Santos
Foto: Arquivo SESA
O TFD custeia tratamento médico de pacientes que precisam fazer procedimentos fora do estado.

Nos três primeiros meses de 2021, o Governo do Amapá investiu R$2,4 milhões no Tratamento Fora Domicílio (TFD), que consiste em uma ajuda de custo aos pacientes que, por ordem médica, são encaminhados a uma unidade de saúde de outro município ou Estado. O investimento permitiu a emissão de 1.282 passagens, além de auxílio para o beneficiário se manter durante o período fora do local onde mora e complementação, quando a estadia é prolongada.

No primeiro trimestre do ano, o programa realizou 523 atendimentos presenciais, 471 atendimentos por telefone e 2.045 atendimentos via email. De acordo com o gerente geral do TFD, John Araújo, ainda no começo de 2021, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) assinou contrato com a Casa de Apoio de Belém, no Pará, que dispõe de 80 vagas para os pacientes do TFD.

"Estamos trabalhando para que os pacientes tenham a melhor assistência possível durante todo o período do tratamento fora de domicílio", completou Araújo.

Segundo o gestor da pasta, Juan Mendes, um dos pontos cruciais para a diminuição da fila do TFD é o programa Mais Visão, que trouxe ao estado diversos procedimentos anteriormente não disponíveis

"Com o Mais Visão direcionamos parte das demandas desses pacientes que sairiam do Amapá para o próprio estado. Essa ação é um dos principais reforços ao TFD e continuaremos investindo para abranger mais pessoas", informou o secretário.

Atendimento presencial

Com a pandemia de covid-19, em alguns momentos as demandas do TFD foram atendidas somente via telefone e email. Os atendimentos presenciais do programa retornam na terça-feira, 27, respeitando os protocolos de prevenção, somente às terças e quintas, das 8h as 13h,  no prédio da Sesa, que fica  na Av. FAB, nº 69, bairro Central.  Apesar da retomada na modalidade presencial, o serviço online será mantido e fortalecido.

"Nosso plano é justamente fortalecer as duas formas de atendimento para ofertar uma assistência completa aos usuários do TFD", ressaltou John Araújo.

Confira os canais de comunicação do TFD:

• Email geral: (programatfd@gmail.com)
  • Telefone: (96) 98423-4381 e (96) 999118843
  • Ajuda de custo e complementações financeiras: ptfd.financeiro@gmail.com
  • Exclusivo para solicitar passagem de retorno ao Amapá: ptfd.passagem@gmail.com