terça, 25 de maio de 2021 - 18:18h
Casos de baixa complexidade representam 69% dos atendimentos do Pronto Atendimento Infantil
Casos que deveriam ser atendidos pela atenção básica acabam sobrecarregando a unidade e congestionando os serviços.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Arquivo Sesa
É necessário ainda que os pais sigam as orientações médicas e se atentem para a evolução do quadro da criança.

Um levantamento realizado pelo Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança e do Adolescente (PAI/HCA), em Macapá, constatou que 69% dos mais de 10 mil atendimentos realizados entre janeiro e maio deste ano são de baixa complexidade, ou seja, poderiam ter sido atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O alerta é importante já que no primeiro semestre do ano, conhecido como período sazonal, aumenta a demanda de atendimentos em decorrência de problemas respiratórios como gripes, pneumonias, bronquiolites e crises de asma, o que acaba sobrecarregando a unidade com atendimentos de baixa complexidade que congestionam os serviços.

O pediatra Cleison Brazão, explica que é necessário que os pais prestem atenção aos sintomas apresentados pelos pequenos antes de procurarem o PAI, já que ele é referência em atendimento apenas para casos considerados graves, como os de urgência e emergência, que requerem atendimento imediato.

Nos casos simples, em que os sintomas incluem são febre de até 38º graus, assaduras, nariz entupido, diarreia moderada e coriza, quando se requer apenas uma avaliação médica, devem se dirigir para uma UBS. Só devem buscar atendimento no PAI em situações de emergência, em que a criança apresentar febre mais alta do que 38º, desconforto respiratório ou dor no peito.

“Observe se a criança está fazendo esforço para respirar usando o abdômem, quando há afundamento da região entre as clavículas ou entre as costelas e se ela apresenta irritabilidade, desorientação e, em alguns casos, convulsões”, orientou o especialista.

É necessário ainda que os pais sigam as orientações médicas e prestem atenção na evolução da criança para que esses quadros não agravem.

Covid-19

Se a criança for um caso suspeito de covid-19, mas estiver com o quadro de saúde considerado estável, os pais devem procurar as unidades básicas indicadas pelos municípios para atendimento, testagem, prescrição de medicamentos e orientações.

O PAI/HCA é referência apenas quando a criança ou adolescente desenvolve alguma complicação em decorrência da doença, prestando o primeiro atendimento de urgência e emergência e nos casos que seja necessária internação, encaminhar o paciente para o Hospital Universitário (HU), que possui uma ala destinada para leitos pediátricos.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá