quarta, 24 de março de 2021 - 18:05h
Waldez nivela estratégias de enfrentamento à pandemia com Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa
Objetivo é compartilhar informações sobre cenário epidemiológico e alinhar estratégias de imunização.
Por: Anne Santos
Foto: Márcio Pinheiro

Na tarde desta quarta-feira, 24, o governador do Amapá, Waldez Góes, por videoconferência com representantes da Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa, tratou sobre a situação epidemiológica na fronteira e compartilhou informações sobre o cenário epidemiológico de Oiapoque e estratégias para imunização contra a covid-19 da população na região transfronteiriça.

Durante a reunião, o Governo do Amapá apresentou o relatório epidemiológico de Oiapoque, onde 4.752 casos da covid-19 foram confirmados, e a campanha de vacinação da população do município, seguindo a classificação dos grupos prioritários: trabalhador da saúde, idosos e pessoas de comunidades quilombolas. O governo já enviou 1.258 doses da vacina para o município.

A Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa também apresentou os dados referentes à localidade francesa e informou que pretende vacinar 2 mil pessoa sem Saint George, que faz fronteira com Oiapoque. A Agência também quer ampliar o trabalho para aumentar a cobertura vacinal do grupo alvo do lado francês.

Para o governador, essa troca de informações é fundamental para o enfrentamento ao coronavírus.

“Compartilhar as informações e alinhar estratégias conjuntas são fundamentais para combatermos o coronavírus. As diferenças na classificação dos grupos alvos não serão impeditivos para a relação que estamos construindo para unir esforços”, afirmou Góes.

Góes destacou o esforço junto ao governo federal para antecipar as campanhas de vacinação contra a influenza e o sarampo para a região amazônica e reforçou o compromisso com a Guiana Francesa para alinhar e fortalecer o enfrentamento ao coronavírus. Ele apresentou estratégias de vacinação conjunta:

• Vacinação conjunta no mesmo período;
  • Atender a população da área urbana e ribeirinha;
  • Confecção de um cartão de vacinação bilíngue para acompanhamento da imunização;
  • Divulgação da campanha de vacinação
  • Monitoramento da cobertura vacinal de forma conjunta.