quinta, 25 de janeiro de 2018 - 10:38h
Hospital Alberto Lima realizou mais de 87 mil consultas em 2017
Marcações podem ser feitas de 6h às 18h de segunda à sexta-feira no hospital.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja
As principais demandas se concentraram na ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

De janeiro a dezembro de 2017, o setor de marcação de consultas do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) contabilizou 87.091 agendamentos, entre as 28 especialidades disponíveis. As principais demandas se concentraram na ortopedia, neurologia, urologia, cardiologia e otorrinolaringologia.

O número expressivo representa uma média de 7.257,5 consultas marcadas por mês, que são atendidas por 113 médicos. Esses profissionais são responsáveis pela agenda ambulatorial que atende o público, seja de primeira vez ou consultas de retorno.

As marcações podem ser feitas de 6h às 18h de segunda à sexta-feira, na Central de Ambulatório Especializada (CAE) do hospital. O horário foi modificado em outubro do ano passado para reduzir o tempo de espera, diminuir filas e evitar que usuários passassem a noite para marcar um consulta.

O ambiente também passou por reformas com pintura, acomodação e climatização para garantir um atendimento humanizado, que é uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agilidade

Outra medida para agilizar as consultas foi a informatização do serviço pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), onde o agendamento é feito pela internet, depois que o usuário recebe o encaminhamento para as devidas especialidades. Com isso, ao ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o paciente já sai com a data e hora marcadas e sabendo quem é o médico que irá atendê-lo no Hospital Alberto Lima.

Mas, por enquanto, só as unidades básica de Macapá, Tartarugalzinho e Amapá utilizam o Sisreg. O objetivo é ampliar a informatização das consultas aos demais municípios para que o paciente saia da cidade onde mora, já com a consulta marcada. A medida vem sendo aplicada desde o fim do ano passado, quando foram disponibilizadas 129 vagas para urologia.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá