terça, 24 de abril de 2018 - 08:33h
Com 100% da contratação de recursos humanos, UPA Zona Sul inicia fase de capacitação
Essa etapa é uma das últimas que antecedem a inauguração da unidade. Cerca de 130 profissionais serão capacitados durante o ciclo de treinamento
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues/Sesa
Durante cinco dias, profissionais terão treinamantos teóricos e práticos

Os profissionais contratados para atuarem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, iniciaram, nesta segunda-feira, 23, um ciclo de treinamento com foco no atendimento humanizado, protocolos e fluxos de atendimento, segurança do paciente e humanização. As capacitações se estenderão até sexta-feira, 27, com aulas teóricas e práticas.

A etapa antecede a inauguração da unidade e é importante para garantir a qualidade no atendimento, possibilitando, também, que os profissionais conheçam o ambiente de trabalho onde vão atuar. Para o diretor operacional do Instituto Brasileiro de Gestão Hospital (IBGH), Roberto Garcia, organização social que fará a cogestão da UPA, a ideia é que, durante os cinco dias, não só a parte funcional seja treinada, mas também o trabalho coletivo.

"Todos os profissionais que vão trabalhar aqui irão passar pelos treinamentos. Nossa intenção é que o bom atendimento, a assistência humanizada, o zelo e os demais aspectos para garantir o bom funcionamento da unidade, sejam objetivos, não só nosso, mas também de quem atuará nos serviços gerais, até o médico que vai prestar a assistência", ressaltou Roberto Garcia.

Cerca de 130 profissionais serão capacitados durante os cinco dias de treinamento. Um deles é a enfermeira Rosana Paixão que, segundo ela, tem uma grande expectativa para começar as atividades. "Pretendo mostrar e apresentar um trabalho de qualidade para comunidade e creio que todos estão com a mesma vontade", disse.

Estrutura

Além de finalizar o processo de contratação, a unidade também já fez a compra de equipamentos e insumos hospitalares. Até o final da semana todos os aparelhos já devem estar instalados para que a unidade entre em funcionamento. Dentre os que já foram montados estão: Raio-X com digitalizador de imagem, detector fetal portátil, desfibrilador externo automático, eletrocardiógrafo de folha, monitor cardíaco 3 parâmetros, oxímetro de pulso portátil, ventilador eletrônico microprocessado e aspirador cirúrgico.

Atendimento

Com capacidade para 150 atendimentos diários, a UPA da Zona Sul vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Na unidade serão atendidos casos de urgência e emergência, como pressão alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, o que deve contribuir para a redução da demanda do Hospital de Emergência

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá