terça, 17 de agosto de 2021 - 14:45h
Com novo lote de vacinas da Pfizer, Governo do Estado distribuirá 54.363 doses a todos os municípios
As prefeituras já estão autorizadas a abrir o agendamento para vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos. Aqueles que apresentem algum tipo de comorbidade terão prioridade.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Ascom/SVS
22.230 Pfizer chegaram nesta terça-feira,17

O Amapá recebeu nesta terça-feira, 17, um novo lote de imunizantes da Pfizer. São  22.230 doses que vão ser distribuídas para os 16 municípios do estado. A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) é o órgão responsável pelo recebimento , armazenamento e distribuição das vacinas

"São mais de 20 mil doses de vacinas que vão nos ajudar no combate à pandemia. Estamos otimizando os trabalhos juntando todos os lotes que chegaram esta semana para fazer a distribuição aos municípios nesta quarta-feira, 18", explicou Dorinaldo Malafaia, gestor da SVS no Amapá.

As vacinas da Pfizer serão distribuídas para a segunda dose dos trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas, trabalhadores da Educação do Ensino Básico, trabalhadores do Ensino Superior, além do público em geral dos 18 a 59 anos, que também receberá cota para primeira dose.

A SVS organizou junto aos órgãos de segurança uma ação de distribuição dos lotes recebidos. Somando todos os lotes serão 54.363 doses que serão distribuídas para os 16 municípios.

"Conseguimos unificar os lotes recebidos desde domingo, com isso damos dinamismo para a distribuição e garantimos que os municípios continuem a sua programação vacinal sem atrasos", completou o gestor da SVS no Amapá.

Serão destinadas vacinas da Astrazeneca para a segunda dose do seguinte público: gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente grave, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, trabalhadores da educação do ensino básico, moradores de rua e trabalhadores da saúde. Além das doses de CoronaVac que serão para primeira e segunda dose.

Adolescentes

As prefeituras já estão autorizadas a abrir o agendamento para vacinação dos adolescentes. O governador Waldez Góes destacou a pactuação com os municípios para a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes entre 12 e 17 anos com a vacina da Pfizer.

Aqueles que apresentem algum tipo de comorbidade terão prioridade. Segundo o governador, esse é mais um importante passo na proteção à vida e saúde da população e um reforço para garantir que o cronograma das aulas presenciais avance ainda mais.

Segue a quantidade que cada município vai receber:

• Amapá: 636 doses
  • Calçoene: 576 doses