terça, 17 de agosto de 2021 - 10:00h
Benefícios do aleitamento: anticorpos, nutrientes e contato entre mãe e bebê
Durante a campanha Agosto Dourado, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de mães amamentar os filhos desde os primeiros dias de vida.
Por: Jorge Abreu
Foto: Jorge Abreu/Secom
Maria Naely Cruz é mãe de primeira viagem e recebeu orientações sobre amamentação no Banco de Leite Humano.

Para mães, a amamentação pode representar um ato de amor e uma relação íntima com o filho, mas para o recém-nascido esta prática é sinônimo de proteção. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância do aleitamento materno durante a campanha “Agosto Dourado” no Amapá.

São inúmeros os benefícios da amamentação tanto para bebês, como também para a mãe, que inclusive pode até reduzir a incidência de doenças, a exemplo o câncer de mama, ovário e endométrio. Além de alimentar, o aleitamento diminui o risco de morte de crianças amamentadas até os 6 meses, seja de forma exclusiva ou parcial.

Segundo a nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH), Michele Ramos, o primeiro leite da mãe, conhecido como colostro, é a primeira dose de anticorpos que o recém-nascido recebe, antes mesmo da vacina da tuberculose (BCG), que tem carga viral atenuada e é indicada para logo após o nascimento.

“É muito importante o bebê receber o leite materno ainda nos primeiros dias de vida, principalmente por causa do colostro, que é considerada a primeira vacina. A amamentação passa anticorpos, o que garante a proteção de diversas doenças e aumenta a imunidade do recém-nascido”, explicou.

Caso a mãe não consiga amamentar o filho, ela pode fazer a retirada do leite, que pode ser ingerido pelo bebê ou fazer parte do estoque de doação que atende recém-nascidos internados na UTI, após análise, pressurização e processo de controle de qualidade. O BLH oferta orientação e atendimento às lactantes.

Mãe de primeira viagem, a dona de casa Maria Naely Cruz, de 19 anos, conta que recebeu todas as orientações de profissionais do BLH para alimentar a pequena Jhully, de apenas dois meses, e também manter uma boa produção de leite.

“No começo foi complicado. Por ser mãe de primeira viagem, eu não sabia como segurar o bebê para amamentar. Às vezes o leite não saia. É muito bom saber que estamos alimentando o filho, tornando-o mais saudável”, destacou.

O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, entre outros. A unidade funciona por 24 horas e fica localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central. É possível entrar em contato através do número (96) 98115-9018.

Veja abaixo mais exemplos dos benefícios da amamentação

Para o bebê:

  • Maior contato com a mãe
  • Melhora a digestão e minimiza as cólicas
  • Reduz o risco de doenças alérgicas
  • Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma
  • Estimula e fortalece a arcada dentária
  • Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia

Para a mãe:

  • Acelera a perda de peso
  • Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio
  • Evita a osteoporose
  • Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá