segunda, 23 de abril de 2018 - 10:43h
Iniciam as obras do Hospital Regional de Porto Grande
Nessa primeira fase serão entregues 38 novos leitos. O projeto prevê ainda uma segunda fase com mais 33 leitos, que será executado pelo governo do Estado.
Por: Claudia Cavalcante
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador Waldez Góes afirmou que o município de Porto Grande será transformado em polo regional de saúde

Nesta sexta-feira, 20, foi dado o pontapé inicial das obras da primeira fase do Hospital Regional de Porto Grande, que atenderá a média e alta complexidade da região centro-oeste do Estado. A nova unidade vai funcionar no mesmo local onde antes existia o Hospital Municipal Maria Lúcia Guimarães da Silva, que foi demolido, e será referência no atendimento aos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Ferreira Gomes.

A obra está orçada em, aproximadamente, R$ 11,2 milhões. Os recursos são oriundos de acordos de compensação pelos impactos gerados na instalação da Usina Hidrelétrica (UHE) Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari, tendo o governo do Estado e a prefeitura de Porto Grande como articuladores com a empresa construtora. A obra será executada pela própria construtora da UHE, mas acompanhada por técnicos do Estado e Município.

O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou o empenho de todos no trabalho de articulação junto à UHE, e frisou a importância que o Hospital terá não só para a população de Porto Grande, mas também para os usuários dos municípios vizinhos como Ferreira Gomes e Serra do Navio, além de ajudar a desafogar o atendimento na capital.

“Estamos vendo o resultado de um projeto que foi articulado durante meses. Vamos transformar o município de Porto Grande em um polo regional de saúde nesta região do Amapá. Tudo será feito com segurança, estamos direcionando o Estado para uma posição de crescimento. Tudo com responsabilidade, transparência, controle e equilíbrio fiscal”, explicou Góes.

A administração da unidade permanecerá sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Grande (PMPG), já Governo do Amapá manterá à disposição do município os servidores que já atuavam no hospital municipal além do fornecimento dos medicamentos. A média de investimento anual do estado na unidade hospitalar é de cerca de R$ 5,6 milhões e representa 52% do custeio do hospital.

Nesta etapa da obra o governo ficará responsável pelas obras do entorno da unidade, como estacionamento e a pavimentação interna e externa do hospital, além da construção dos muros.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, reiterou a localização estratégica do município, que é cortado pelas BRs 156 e 210, o que aumenta o fluxo de pessoas em busca de atendimento no município. “Todos os meses, prestamos cerca de 6 mil atendimentos para a população, desse total, quase 4 mil são de usuários de outros municípios. Vamos tecer um novo momento na saúde do município, ofertando uma estrutura moderna para os nossos cidadãos”, comemorou o prefeito

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá