segunda, 21 de junho de 2021 - 13:23h
Pacientes curados de covid-19 comemoram alta na UPA da zona sul
Quinze altas humanizadas marcam a primeira quinzena de junho do Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da zona sul de Macapá.
Por: Karla Santos .Colaboradores: Guilherme Marques Cardoso
Foto: Guilherme Marques Cardoso
Pedroca” comemorou alta após 26 dias na UTI

Neste mês de junho 15 pacientes receberam alta médica do Centro de Atendimento Clínico Covid-19 da Zona Sul de Macapá. Desses pacientes, apenas um estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os dados são referentes as altas que ocorreram no período de 1 a 17 de junho na unidade.

Pedro Batista, Lucivaldo Nascimento, Daniel Pereira e Jaciane Dias, são alguns dos pacientes que lutaram bravamente contra o coronavírus. Todos os 15 pacientes chegaram à unidade com sintomas comuns da covid-19, sobretudo, apresentando dificuldades respiratórias.

Um caso que chama a atenção é o do agente de portaria Pedro Batista, de 62 anos. Ele deu entrada no hospital no dia 13 de maio respirando com ajuda de um cateter nasal 03l/min de oxigênio. Devido à gravidade de seu quadro clínico, precisou ser encaminhado para a UTI e lá permaneceu durante 26 dias. “Pedroca”, como foi carinhosamente apelidado pela equipe multidisciplinar, gradualmente foi reagindo ao tratamento e apresentando melhora.

No dia 10 de junho, o paciente recebeu alta e na recepção da unidade demonstrou sua gratidão pelo tratamento recebido.

"Eu fui muito bem cuidado pelos profissionais de saúde. Eles são muito competentes e nunca desistiram de mim. Só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, psicólogos, pessoal da limpeza, a todos. Graças a Deus eles estão aqui para cuidar de nós", agradeceu Pedro.

Sobre a unidade

A precedente UPA da Zona Sul de Macapá, administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), se transformou no Centro de Atendimento Clínico Covid-19 Zona Sul. A medida foi tomada após a constatação de que leitos de UTI chegaram a atingir 100% de sua capacidade durante restrição máxima na região.

O centro começou a atender no do dia 24 de março, com quatro pacientes na UTI, esses já estavam na unidade com agravo da doença. Com as adaptações programadas para o novo formato, o centro recebeu seu primeiro paciente externo no dia 27 de março, e já conta hoje com 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria.