segunda, 22 de janeiro de 2018 - 12:35h
Hemoap registra queda no número de doadores de sangue
Principal motivo foi a reprovação de doadores. Em 2017, de 19.488 mil pessoas, somete 13.533 conseguiram concretizar a doação.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Ascom Sesa

O balanço de 2017 do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) mostrou que o número de bolsas de sangue coletadas foi menor em comparação com o ano anterior. Em 2017, das 19.488 mil pessoas que foram ao centro doar, apenas 13.533 mil conseguiram realizar o procedimento, contra 13.800 mil em 2016.

Segundo Sávio Guerreiro, diretor-presidente do Hemoap, o principal motivo para essa queda foi o alto índice de reprovação de candidatos a doadores. Ele afirma que os principais motivos para a reprovação de doadores são: ter ingerido bebida alcóolica no dia anterior à doação, doador que vai em jejum, estar tomando alguma medicação, estar com algum problema de saúde recente, ter extraído um dente ou ter passado por algum procedimento cirúrgico recentemente.

“Temos um índice de reprovação de doadores de aproximadamente 30%, e ainda temos os inaptos, que são doadores que doam sangue e na sorologia, após os exames, esse sangue é descartado”, explicou Guerreiro.

A média diária é de 70 doadores, mas no período de fim de ano e de festas, essa média cai, o que causa uma baixa no estoque do Centro, principalmente dos tipos sanguíneos mais comuns e que são mais usados nas unidades de saúde, como o “O+” e “O-“.

Com a proximidade do Carnaval, é necessário reforçar esse estoque, já que no período o número de doadores cai, enquanto que a necessidade das transfusões aumenta.

Cadastro de medula óssea

Sávio Guerreiro também chama a atenção para o baixo número de novos cadastrados como doadores de medula óssea. A meta para esse ano era de 2.389 mil novos doadores, mas o Centro captou apenas 1.246 mil, o que representou 52% da meta.

A pouca procura voluntária é um dos principais fatores para o baixo número de cadastros, a maior parte dos que fazem o cadastro para se tornarem doadores de medula óssea, é parente ou amigo de pessoas que precisam do transplante de medula óssea, já que a possibilidade de compatibilidade é maior entre familiares.

O diretor-presidente explica que os critérios para ser doador de medula óssea são menores do que no caso da doação de sangue, além disso, são necessários apenas 10 ml de sangue para que o voluntário entre para o cadastro.

“Quanto mais doadores de medula nós tivermos cadastrados no Estado, maiores são as chances de termos compatibilidade no Amapá, porque isso envolve genética, e dentro de uma população nós temos genes semelhantes. Isso significa salvarmos mais vidas”, completa Guerreiro.

O material coletado no Hemoap é enviado para um laboratório em Goiânia (GO), que é responsável por avaliar o perfil genético do doador e enviar esses dados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), órgão coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), localizado no Rio de Janeiro.

Esse banco de dados dos doadores é conectado com uma rede mundial de doadores de medula óssea, o candidato pode ser chamado para qualquer parte do mundo, se houver compatibilidade, que é de 1 para cada 100 mil pessoas.

Em 2015, um doador de medula óssea do Amapá conheceu a receptora. Uma mulher que morava em São Paulo veio até o Estado conhecer a pessoa responsável por salvar a sua vida.

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 se já forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que a deixa inapta temporariamente.

Todo o sangue doado passa por um processo de segurança da qualidade do material, através de seis tipos de exames: HIV, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas e HTLV.

O Hemoap atende à demanda de todo o Estado, é responsável por captar o sangue e distribuir tanto para os hospitais públicos quanto para os privados. A média de doação por dia é de 70 pessoas. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações de sangue no Hemoap é de 7h30 às 12h.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá