terça, 19 de dezembro de 2017 - 11:53h
Marcação de consultas online vai reduzir filas e agilizar atendimento
Além da capital, os municípios de Tartarugalzinho e Amapá também colocaram em funcionamento o Sisre
Por: Poliana Tavares
Foto: Elmano Pantoja
Com o sistema online, usuários não precisarão mais se deslocar até o setor de marcação de consultas do Hospital Alberto Lima

A marcação de consulta para as especialidades oferecidas pelo governo do Estado vai mudar e promete ficar mais ágil. Na sexta-feira, 15, foram disponibilizadas, pela primeira vez, via online, 129 vagas para urologia. A iniciativa só foi possível graças à implantação do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que além da facilidade na marcação de consultas, reduzirá filas e proporcionará melhor acessibilidade ao usuário, principalmente aos que residem em municípios distantes da capital.

Além de Macapá, os municípios de Tartarugalzinho e Amapá também colocaram em funcionamento o Sisreg. O sistema é completamente informatizado. Antes, o agendamento só era feito de forma presencial, agora, o paciente faz o agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do respectivo município desde que esteja com o encaminhamento médico e documentos obrigatórios, como o cartão do SUS. Da UBS, o paciente sairá com a data, hora e médico já agendados, se deslocando para a capital apenas para fazer o procedimento.

A meta é ampliar o sistema para todos os municípios, que ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet e o operador para que o usuário possa agendar as consultas. A solicitação deverá ser confirmada no dia da consulta (apresentando a chave de autorização que o usuário receberá no ato do agendamento na UBS) na Central de Ambulatório Especializado (CAE), já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento.

O coordenador do Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Antônio Sérgio, reafirmou o empenho da gestão em fortalecer os pontos de acesso, ao sistema em todos os municípios amapaenses. "Este é o primeiro grande avanço para unificar todos os sistemas de regulação e de informação em saúde. Quando toda a rede de serviços estiver referenciada, o usuário não vai precisar mais se deslocar de pontos distantes para marcar uma consulta de forma manual", explicou.

A mudança vai humanizar o atendimento, ampliar e melhorar a assistência e qualidade na prestação de serviço. A partir do Sisreg, o Estado vai poder dimensionar a demanda por exames e consultas.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá