quinta, 19 de abril de 2018 - 09:20h
UPA Zona Sul começa a receber equipamentos
Na unidade serão atendidos casos de urgência e emergência, o que deve contribuir para a redução da demanda do Hospital de Emergência
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues
Os equipamentos serão usados para atender 150 pessoas por dia

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul começou a receber e montar os equipamentos e mobiliário hospitalar necessários para o funcionamento da unidade.

Já chegaram aparelhos como raio-x com digitalizador de imagem, detector fetal portátil, desfibrilador externo automático, eletrocardiógrafo de folha, monitor cardíaco 3 parâmetros, oxímetro de pulso portátil, ventilador eletrônico microprocessado e aspirador cirúrgico.

Com capacidade para 150 atendimentos diários, a UPA da Zona Sul vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Na unidade serão atendidos casos de urgência e emergência, como pressão alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, o que deve contribuir para a redução da demanda do Hospital de Emergência. Segundo o Ministério da Saúde, 97% dos casos podem ser solucionados na própria unidade.

A UPA Zona Sul é a primeira unidade a ser gerenciada em coparticipação com uma Organização Social de Saúde (OSS), o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). O novo modelo no Amapá foi estudado por um ano e meio, e vem para descentralizar, humanizar e melhorar os serviços de saúde prestados à população

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá