quinta, 19 de abril de 2018 - 09:01h
Sistema online de marcação de consultas é ampliado para mais 5 municípios do Amapá
Agora, 7 cidades passam a contar com o Sisreg, que vai permitir a descentralização da marcação de consultas na rede estadual de saúde.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Elmano Pantoja
Descentralização do serviço de marcação de consultas facilita a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde

O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), ferramenta que permite a marcação online de consultas, foi ampliado para atender mais 5 municípios do Estado. Agora, além de Amapá e Tartarugalzinho, os usuários de Porto Grande, Serra do Navio, Cutias do Araguari, Laranjal do Jari e Vitória do Jari também já podem utilizar o sistema.

Ao todo, 23 especialidades já estão disponíveis para marcação de consultas no Sisreg. A meta é ampliar o sistema para todos os municípios, que ficarão responsáveis por fornecer o espaço e o computador conectado à internet e o operador para que o usuário possa agendar as consultas.

A solicitação deverá ser confirmada no dia da consulta (apresentando a chave de autorização que o usuário receberá no ato do agendamento na UBS) na Central de Ambulatório Especializado (CAE), já determinando a data e o médico especialista que será responsável pelo atendimento.

O coordenador da regulação, controle e avaliação, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Antônio Sérgio Andrade, explicou que as cotas de consultas para cada município são dividias de acordo com os parâmetros de uma portaria estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada especialidade conforme o número de habitantes dos municípios.

“Quando o sistema estiver funcionando em todos os municípios, será possível estabelecer as maiores demandas da população de cada região do Estado e assim adequar às cotas de acordo com a real necessidade”, explicou Andrade.

Com o Sisreg, usuários de outros municípios não precisarão se deslocar até a capital para marcar consultas e posteriormente exames, o que permitirá a descentralização da marcação de consultas que hoje acontece no CAE do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).

Sisreg

O Sisreg é um sistema web, criado para o gerenciamento de todo o complexo regulatório, através de módulos que permitem desde inserção da oferta até a solicitação de consultas e exames, objetivando maior organização e controle do fluxo de acesso aos serviços de saúde, otimização na utilização dos recursos assistenciais e visando a humanização no atendimento. É uma ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde de forma gratuita.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá