sexta, 16 de abril de 2021 - 08:00h
Hemoap comemora 24 anos com programação especial para os doadores
O hemocentro ofertou música ao vivo para embalar as doações e um bolo comemorativo para adoçar o dia de quem ajuda a salvar vidas
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos
Alana Trajano, 36 anos, em sua primeira doação de sangue.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOP) comemorou 24 anos de criação nesta sexta-feira, 16. Para marcar a data, houve uma programação especial com música ao vivo e bolo de aniversário para os doadores e servidores . Em 1997, o hemocentro que até então funcionava dentro de um complexo hospitalar, ganhou status de instituto e inaugurou prédio próprio e, desde então, o Hemoap é o único Hemocentro do estado e abastece toda a rede hospitalar pública e privada de todo o estado.

Atualmente, devido a pandemia, as doações de sangue caíram em todo o país e, por conta disso, o instituto constantemente promove ações para abastecimento do banco de sangue. Essas ações contribuem para que mesmo com baixa no estoque o sangue não falte para quem necessita. O objetivo da programação de aniversário, que seguiu todas as medidas preventivas contra covid-19, é justamente agradecer e comemorar a vida daqueles que ajudam a  salvar outras vidas, seja doador ou colaborador do hemocentro. O contato com os doadores foi feito via aplicativo de mensagens e por chamada em diversas redes sociais.

A diretora presidente do Hemoap, Ruimarisa Martins, reforça que a doação de sangue é extremamente importante e demonstra um ato de amor ao próximo.

"Doar sangue é um ato altruísta, é um ato de solidariedade. Não é possível comprar sangue em farmácias ou supermercados, é necessário que haja uma doação voluntária de alguém. E é por isso que a doação é um ato de empatia e compromisso com o outro. Cada bolsa de sangue salva até 4 vidas", completou a diretora.

Alana Trajano, 36 anos, nunca havia doado sangue, mas após acompanhar a divulgação sobre o aniversário do HEMOAP sentiu a necessidade de comparecer ao instituto para fazer sua primeira doação.

"Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas não tomava iniciativa. Recentemente eu vi na mídia sobre as ações desenvolvidas aqui e senti no meu coração a necessidade de doar. Eu acredito que nós que temos condições de doar devemos comparecer para ajudar aqueles que necessitam. O sentimento é de gratidão e, com certeza, eu vou querer voltar sempre!"afirmou Alana.

Como ser um doador?

O doador deve ser saudável, pesar mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis e os com idade acima de 70 anos só podem doar se forem doadores assíduos. É necessário estar descansado e alimentado antes da doação. A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

O atendimento é por agendamento e por comparecimento espontâneo. A unidade fica localizada na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h. Agendamentos pelo site https://hemoap2.reservio.com/

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá