sábado, 19 de janeiro de 2019 - 19:23h
Sesa traça novas estratégias para fortalecimento da educação em saúde
As estratégias estabelecem um Plano Estadual de Educação Permanente na Saúde que possa monitorar e criar novos mecanismos de integração entre gestão e servidor.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues

Nesta sexta-feira, 18, a Secretária de Estado da Saúde (Sesa) realizou a Oficina Estadual de Educação Permanente para equipe técnica e gestores da rede estadual e municipal de saúde, com o objetivo e fortalecer as práticas de educação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desse evento será formulado o Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde, que será validado até o ano de 2023. O evento contou com a participação 60 servidores de representantes dos 16 municípios do Amapá.

De acordo com a coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesa, Mônica Oliveira, o planejamento estadual dará uma nova visão para a atuação das práticas de educação, pois a última atualização era de 2011, e antigamente essas estratégias não atendiam o quesito da regionalização.

"Através da regionalização as capacitações e outras atividades voltadas para a gestão vão ser organizadas de acordo com a necessidade de cada município, além disso, o planejamento também trará para a Sesa uma fiscalização maior sobre essas atividades, pois dará uma visão geral de como criar cronogramas que facilitem o acesso de todas as nossas atividades de educação permanente", destaca Mônica.

O Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde é estabelecido de acordo com a portaria N° 3.194, de 28 de novembro de 2017, do Ministério da Saúde, a qual determina que todos os Estados desenvolvam as diretrizes do Programa de Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente do SUS. Desta maneira, para que o plano estadual fosse desenvolvido, a Sesa, como parte da portaria, organizou um cronograma de encontros com gestores da saúde de todos os municípios do Estado, para que desenvolvessem seus planejamentos municipais e, juntos, elaborassem o plano estadual.

“O cronograma de encontros iniciou em abril de 2018; hoje, podemos consolidar todas as ideias discutidas e metas estabelecidas em apenas um planejamento, que serve como instrumento da nossa gestão, uma vez que se preocupa em conhecer a necessidade de cada região e monitorar as ações de maneira integrada e organizada”, frisa Mônica.

Como parte de uma das estratégias do plano estadual, a Escola de Saúde Pública (ESP), que também trabalha com a execução de cursos, oficinas, especializações, dentre outros, lançou uma revista digital, que abordará diversos temas sobre saúde e publicará pesquisas científicas dos acadêmicos residentes da Sesa.

“A revista é trimestral. Através dela, a população poderá ter várias informações a respeito do trabalho da instituição, que é desenvolvido dentro do nosso Estado, além de pesquisas científicas e outros assuntos, como saúde da família, tratamento e prevenção ao câncer, entre outros assuntos de prevenção e promoção à saúde”, explica a diretora da Escola de Saúde Pública, Karina Castelo.

A revista já está disponível no site da Sesa e pode ser acessada aqui.