sábado, 18 de novembro de 2017 - 13:05h
Prevenção da saúde do homem é abordada em ações promovidas pelo Governo do Estado
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza uma série de eventos abordando temas sobre a saúde do homem
Por: Elmano Pantoja
Foto: Ascom SESA
Ações incentivam homens a irem mais ao médico

A prevenção da saúde do homem é um tema que vem sendo tratado de forma mais abrangente pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), durante o ano todo e culmina com ações especificas no decorrer da campanha nacional do "Novembro Azul", como incentivo ao público masculino pela adoção de cuidados preventivos.

Para isso, desde 2014, a SESA não tem restringido a campanha somente a temática do câncer de próstata. Desde esse período, profissionais dos 16 municípios estão tendo capacitações para estimularem os amapaenses quanto aos cuidados preventivos da saúde do homem. Um dos projetos para atingir esse público, é o pré-natal do parceiro, onde os companheiros são convidados a fazer quase todos os exames que a mulher faz, como: sífilis, HIV, hemograma, glicemia, atestado de colesterol, dentre outros.

Segundo o enfermeiro Roosevelt Pureza, técnico da Coordenadoria de Políticas de Atenção a Saúde, é uma forma de fazer o homem ter o atendimento médico pelo caminho certo. "É histórico do homem entrar no serviço de saúde pela média e alta complexidade. Isso significa que esse público só vai ao médico quando está com o quadro clínico considerado grave e isso é muito ruim".

Para desenvolver o projeto, do ano passado até agora, já foram capacitados 360 profissionais de saúde, que atuam na atenção básica dos municípios. Ainda durante o mês de novembro, outras ações serão feitas diretamente para o público masculino, incluindo as que tratam do câncer de próstata.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá