sábado, 18 de novembro de 2017 - 12:54h
Novembro Azul: Seed promove programação sobre saúde do homem
Ação contou com música, culto ecumênico, palestra e outros serviços na manhã desta terça-feira, 14.
Por: Paula Monteiro
Foto: Erich Macias
Evento contou com acolhimento motivacional, culto ecumênico, música, apresentação do Coral Walkíria Lima, palestras, testes rápidos, orientação, entre outros serviços

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, na manhã desta terça-feira, 14, uma ação alusiva ao Novembro Azul para chamar a atenção dos homens sobre a importância de cuidar da própria saúde. A programação, realizada no hall da secretaria, contou com acolhimento motivacional, culto ecumênico, música, apresentação do Coral Walkíria Lima, palestras, testes rápidos, orientação, entre outros serviços de saúde e cuidados dedicados ao público masculino.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois a próxima sexta-feira, 17, será o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

O funcionário público Marcio da Conceição, 38, aprovou a iniciativa da secretaria como incentivo para o cuidado com a saúde. “É fundamental esse cuidado. Eu me preocupo com a alimentação e sempre busco assistência médica quando necessário”, disse.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Para a secretária adjunta de Apoio à Gestão de Pessoas, Neirian Quadros, mesmo com a rotina diária, todos devem dedicar um tempo para avaliar a saúde. “Precisamos nos perguntar sempre se estamos nos cuidando o suficiente”, afirmou.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis do Amapá (Sindsep/AP), Colégio Amapaense, entre outros.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá