sábado, 18 de novembro de 2017 - 13:09h
Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para combate à malária
Objetivo é auxiliar os municípios no combate e prevenção da doença.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Márcio Pinheiro
O grupo que é formado pela Sesa, SVS, Defesa Civil e Dsei.

Observando o aumento no número de casos de malária em parte dos municípios, o Governo do Estado do Amapá (GEA) de forma preventiva instituiu um Grupo de Trabalho para deliberar as ações de combate ao vetor transmissor da doença. 
De 1º de janeiro a 16 de novembro foram registrados 11.317 casos em todo o estado, no mesmo período do ano passado foram registrados apenas 10.168, o que significou um aumento de 11%.

Nesta quinta-feira, 16, o grupo que é formado por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), fiz a primeira reunião na qual foi apresentado um levantamento da situação e as necessidade de cada município.

Além disso foi construído um plano para auxiliar os municípios, que são responsáveis pelo combate e controle da malária, com a definição de três linhas prioritárias para a diminuição dos casos: detecção ativa dos casos; controle dos vetores e educação em saúde com mobilização social.

A detecção ativa acontece por meio de testes rápidos, em que casos suspeitos serão submetidos com intuito de realizar o diagnóstico precoce e assim iniciar o tratamento imediato para quebrar a cadeia de transmissão da doença. Isso elimina a possibilidade de circulação e transmissão de plasmodium, parasita responsável pela malária.

O controle vetorial será feito com borrifação intradomiciliar de inseticida para eliminar a fêmea do mosquito Anopheles infectada, responsável pela transmissão da malária. As áreas escolhidas são as de transmissão da doença em que a taxa de incidência do vetor é de 50% ou maior.

Já as ações de educação em saúde e mobilização social devem acontecer com o propósito de que a população entenda que ao sentir os sintomas - de febre, náusea, calafrios, dor de cabeça dores no corpo - procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que os casos positivos recebam a medicação completa e iniciem o tratamento para acabar com a cadeia de transmissão.

As ações do grupo de trabalho já iniciam neste sábado, 17, em Oiapoque, onde a maior parte dos casos detectados estão em áreas indígenas e rurais. As equipes se deslocarão para as aldeias Kumenê, Manga e Kumarumã, garimpo do Crikou e bairro Vila Vitória, com testes rápidos de malária, borrifação nos domicílios e mobilização para prevenção e combate.

Além de Oiapoque, as ações devem se estender aos municípios de Mazagão, Porto Grande e Santana. Nesta sexta-feira, 17, será feita uma reunião com os secretários de saúde dos três municípios para definir as localidades prioritárias que deverão receber as ações.

"Nosso objetivo é apoiar e auxiliar os municípios na execução das ações de combate à malária. Já vínhamos monitorando a situação e fomos acionados pelo município de Oiapoque para darmos apoio nas ações. Estamos passando por um período sazonal onde toda a região amazônica está registrando um aumento dos casos. Acionamos esses atores para que juntos possamos prestar essa assistência aos municípios", destacou o secretário de Estado de Saúde, Gastão Calandrini.

 
 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá