quinta, 14 de fevereiro de 2019 - 09:56h
Creap amplia serviços de saúde para servidores da unidade
Iniciativa faz parte do projeto Reabilite-se que tem o objetivo de valorizar os servidores do Creap, através da promoção e assistência à saúde.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues

Nesta próxima segunda, 18, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), abrirá uma agenda de serviços de saúde voltadas para os servidores da unidade através do projeto Reabilite-se. Os serviços serão contínuos e de acordo com a necessidade e disponibilidade desses servidores, que poderão realizar consultas com clínico-geral, fisioterapeuta, atendimento nutricional, psicológico, entre outros.


De acordo com o diretor do Creap, Amaury Barros, o objetivo principal do projeto é valorizar o trabalho desses servidores, com a garantia da promoção da saúde física e emocional dentro do ambiente de trabalho. "Nossos profissionais sempre estão cuidando de outras pessoas, e, muitas vezes, esquecem de cuidar da sua saúde. Por esse motivo, resolvemos abrir essa agenda de serviços de saúde, para que eles sintam-se valorizados no ambiente de trabalho, e assim, ofereçam atendimento humanizado para o usuário", afirma Amaury.


A iniciativa de ampliar os serviços que são oferecidos para os usuários do Creap também para os servidores da unidade surgiu através da pesquisa da fisioterapeuta Manuela Siraima, intitulada “Percepção da qualidade de vida e saúde dos servidores do Creap”. A partir desse trabalho foi feito um levantamento de dados, através de questionário quantitativo e qualitativo, e assim foi diagnosticado que os principais problemas dos servidores estavam relacionados à saúde física e emocional.


"A temática do trabalhador envolve tecnicamente três eixos: stress no ambiente de trabalho, satisfação e a saúde. Com base na pesquisa notamos o quanto é importante que o profissional tenha ótimas condições de saúde, por isso, é necessário que ele esteja bem, tanto fisicamente como emocionalmente, e que o ambiente em que exerce sua profissão contribua para essas condições", frisa Manuela.


O coordenador do projeto Reabilite-se, Genilson de Almeida, destaca que essa é a primeira vez que o Creap executa um projeto como esse, e que a iniciativa faz com estes profissionais sejam vistos como seres humanos, suscetíveis a problemas, dores, alegrias, adoecimento e, por conta do próprio trabalho, estão expostos a doenças como mio-osteoarticulares e ligamentares, infarto no miocárdio, hipertensão artéria, depressão, ansiedade, alcoolismo e doenças psicossomáticas.


"Este trabalhador dedica sua vida no cuidado do outro, também possui a necessidade de receber cuidados, pois os profissionais encontram-se vulneráveis ao envolvimento emocional com o sofrimento dos usuários e, mesmo sendo responsabilizados pela garantia da qualidade da assistência têm a missão de cuidar com zelo da vida dos seus pacientes", afirma Genilson.


No decorrer do ano, o projeto também promoverá eventos voltados para a promoção da saúde, de acordo com as campanhas nacionais do Ministério da Saúde como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá