sábado, 10 de novembro de 2018 - 13:45h
Secretaria de Saúde anuncia medidas para a prevenção de doenças na terceira idade
Assunto será tratado em oficinas, junto com os municípios, para fortalecer os cuidados aos idosos, desde os familiares aos profissionais de saúde.
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues
Objetivo é fortalecer a atenção básica, evitando que os idosos entrem no sistema de saúde já pela média e alta complexidade

Na manhã deste sábado, 10, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), deu início às discussões para a criação de políticas públicas para idosos, com a realização do I Seminário Estadual de Saúde do Idoso, feito em parceria com o Conselho Estadual de Saúde. O objetivo do evento é trabalhar temáticas em cima dos cuidadores deste público, que vai desde os familiares até os profissionais de saúde.

Para a elaboração de políticas eficazes, o assunto será trabalhado em oficinas, junto com os municípios, para fortalecer os cuidados preventivos aos idosos através da atenção básica, evitando que o público entre no sistema de saúde já pela média e alta complexidade.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sivalda Nazaré Pereira Cunha, um exemplo da falta de responsabilidade social, pode ser vista no grande número de idosos diabéticos internados nos hospitais.

“O papel social dos agentes cuidadores é muito importante, especialmente quando trabalhado no sentido preventivo de doenças na terceira idade. A que mais acomete os idosos nos hospitais, por exemplo, é a diabetes, que pode ser controlada na atenção básica, evitando que esse paciente já vá com o quadro clínico agravado para o hospital”, explicou Sivalda Nazaré.

As propostas serão trabalhadas em quatro oficinas, trazendo temas como: saúde integral do idoso, saúde bucal, Estatuto do Idoso e aspectos jurídicos legais. Após esta etapa, as propostas serão discutidas nas conferências municipais de saúde e na conferência estadual, para serem levadas como proposituras de políticas públicas para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Para a coordenadora da Comissão Intersetorial da Pessoa Idosa, Assunção Gomes, a sociedade como um todo, é responsável pelo idoso. “Todo mundo vai envelhecer um dia e temos que dar mais atenção para este público, seja no sistema de saúde, nos serviços, atendimentos, e nas coisas simples do dia-a-dia, como respeitar assentos prioritários e tratar o idoso com carinho”, ressaltou.