sexta, 09 de fevereiro de 2018 - 12:45h
Foliões devem redobrar cuidados com a saúde durante o carnaval
Cuidados com a hidratação, exposição ao sol e consumo de bebida alcoólica são importantes para curtir a festa do início ao fim.
Por: Poliana Tavares
Foto: Arquivo SECOM
No desfile do tradicional bloco A Banda, foliões devem redobrar o cuidado com a pela por causa da exposição ao sol

O carnaval é um momento em que grande parte da população altera sua rotina para curtir o feriado e os dias de folia, porém, é necessário que os brincantes fiquem atentos e conscientes quanto aos cuidados necessários para uma boa saúde. Para aproveitar a festa, do início ao fim, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá dicas simples, mas importantes.

Alimentação

O clínico geral e geriatra Alessandro Nunes, do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), explica que, além do período carnavalesco, as recomendações são válidas, também, para o dia a dia. "Uma alimentação inadequada, que costuma ser frequente, durante os dias de festa, pode causar doenças como diarreia e desidratação, então, é necessário muito cuidado em relação ao consumo de alimentos preparados nas ruas".

Controle no uso de bebida alcoólica

Quem consome bebida alcoólica deve intercalar as doses com água para evitar a desidratação, embriaguez e ressaca no dia seguinte. "O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia [redução da taxa de açúcar no sangue], causando tontura, mal-estar, queda na pressão arterial e desmaios", alertou o médico, lembrando que, além disso, moderar o consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir os riscos de acidente, discussões ou brigas.

Hidratação

Para quem for curtir o carnaval durante o dia, principalmente no tradicional bloco A Banda, as orientações são o uso do boné e filtro solar, por causa do risco de insolação. Passar horas debaixo do sol gera um desgaste no corpo, então, é muito importante que os foliões intercalem bebida alcoólica com água, sucos naturais ou água de coco.

Prevenção

Não apenas no carnaval, mas a camisinha deve ser utilizada o ano todo, inclusive, durante os dias de folia, pois é importante manter-se consciente de que o preservativo é a forma mais segura de evitar a Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá