segunda, 29 de outubro de 2018 - 12:25h
Hospital Alberto Lima retoma exames de mamografia nesta terça-feira, 30
Procedimentos estavam sendo feitos através de convênio com o Hospital São Camilo; marcação ocorre de segunda a sexta-feira a partir das 7h30.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues
Para marcar o exame é necessário ter em mãos a guia de requisição, carteira de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

O setor de imaginologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) irá retomar nesta terça-feira, 30, os exames de mamografia na unidade. Para marcar o exame é necessário ter em mãos a guia de requisição, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. A marcação ocorre de segunda a sexta-feira a partir das 7h30.

A gerente de Núcleo de Imagem do Hcal, Thailine Borges, explicou que nesta fase inicial a realização dos procedimentos será de segunda a sexta-feira, no período da tarde. “A partir de dezembro, vamos realizar o exame, tanto no horário da manhã como no da tarde. Serão 20 atendimentos diários, totalizando 100 exames semanais. Por ser um procedimento minucioso, a mamografia é um pouco mais demorada, durando, em média, de 30 a 40 minutos por paciente”, explicou.

Exames

Os procedimentos estavam suspensos devido à espera da conclusão do processo licitatório de compra de uma impressora compatível com o mamógrafo do Hcal. A empresa vencedora do certame entregou, na semana passada, o equipamento que vem passando por uma série de testes.

Anteriormente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vinha garantindo as mamografias através de um convênio com o Hospital São Camilo. Entretanto, existe baixa procura pelo procedimento. Entre outubro de 2017 e julho de 2018, foram realizadas apenas 668 mamografias, uma média de 67 por mês.

Licitação

Também está em andamento o processo de compra de um novo mamógrafo, depois de três tentativas por causa da ausência de proponentes, devido ao baixo valor oferecido para a compra. Com isso, a Sesa suplementou o valor que era de origem de emenda parlamentar, através do Fundo Estadual de Saúde. Na quarta tentativa, uma empresa mostrou interesse em vender o equipamento e o processo de compra está em andamento.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá