quarta, 05 de maio de 2021 - 19:35h
Governo inaugura cartório de registros no Hospital Estadual de Santana
A partir de agora os pais dos bebês que nascem na maternidade santanense poderão requerer a emissão da certidão de nascimento sem precisar sair da unidade.
Por: Claudia Cavalcanti .Colaboradores: Poliana Tavares
Foto: Poliana Tavares/Sesa
No primeiro dia de funcionamento foram expedidas 8 certidões de nascimento.

O Hospital Estadual de Santana (HES) agora conta com um cartório de registro de nascimento. Na manhã desta quarta-feira, 5, o Governo do Estado inaugurou o espaço para emitir as certidões na própria unidade regularmente e sem custo.

Agora os bebês que nascerem na unidade já saem de lá com o nascimento registrado, diminuindo o índice de sub-registro na região. A iniciativa é fruto de uma articulação com o Cartório Oliveira, em parceria com a Vara da Infância e Adolescência.

Para o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, garantir a oferta do serviço dentro do hospital, vai possibilitar a diminuição de crianças sem registro no município de Santana, porque o bebê será registrado antes de receber alta.

“Este serviço facilitará a vida dos pais, pois não precisam se deslocar até o cartório para registrar o filho. Isso fortalece a humanização e a cidadania”, afirmou Juan Mendes.

Além da certidão de nascimento, o cartório também pode emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do bebê. O pedido da documentação pode ser feito pelos pais mediante a apresentação da Declaração de Nascido Vivo (DNV) - emitida pela maternidade, no nascimento do bebê - além do documento de identificação dos pais da criança.

No primeiro dia de funcionamento foram expedidas 8 certidões de nascimento. Além da facilidade da emissão dos documentos na própria unidade, eles ainda são entregues de forma gratuita para os pais ou responsáveis pelo bebê.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá