quarta, 05 de maio de 2021 - 12:43h
Banco de Leite Humano estende rota de coleta ao município de Mazagão
Até o momento são três mulheres que juntas doam de 8 a 10 frascos de leite materno semanalmente no município.
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos
O leite materno é fundamental na recuperação e nutrição de bebês prematuros

O Banco de Leite Humano (BLH) atua apoiando, promovendo e protegendo o aleitamento materno no Estado do Amapá. Por conta da pandemia, a captação desse alimento fundamental na recuperação e nutrição de muitos bebês prematuros ou que apresentam baixo peso e seguem internados em UTI neonatal, apresentou queda significativa. O BLH, então, precisou estender a coleta de leite para onde houvesse oferta.

O leite materno é o alimento mais completo para bebês nos seis primeiros meses de vida, uma vez que é o componente alimentício que apresenta múltiplos benefícios essenciais para suprir todas as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê. Nem todos os bebês podem ser amamentados ao nascer e então, nessas situações, o banco de leite atua diretamente.

No final do mês de março deste ano uma mãe do município de Mazagão, com produção de leite excedente, entrou em contato com a coordenação do BHL para verificar a possibilidade de doar. A equipe a cadastrou como doadora e ainda no mês de abril mais duas mães próximas a ela também manifestaram interesse em doar. Anteriormente a solicitação dessas mães, as coletas domiciliares eram realizadas apenas em Macapá e Santana, mas por conta da oferta existente em Mazagão, houve alteração da rota.

De acordo com Darcineyde Alves Dias, psicóloga coordenadora do Banco de Leite, as três mães juntas doam de 8 a 10 frscos de leite materno (isso equivale a cerca de 3 litros) que reforçam semanalmente o estoque.

O Banco de Leite Humano segue superando os desafios em meio à pandemia e visando sempre oportunizar que mais bebês tenham acesso ao leite humano e a um melhor começo de vida”, reforçou a coordenadora do BLH.

A equipe da rota de coleta domiciliar busca as doações toda sexta-feira e deixa um kit de captação de leite para as doadores. O kit é composto por dois vidros, gaze hospitalar para higienização das mamas, touca, etiqueta e dois saquinhos para proteção dos recipientes que armazenam o leite materno.

Critérios para doar:

Estar saudável e se sentindo bem;

Ter excedente de leite;

Comprovar testagem negativa para HIV, sífilis, hepatite B e C;

Se for em casa, deve possuir um congelador para armazenamento do leite.

 

Como entrar em contato com o Banco de Leite Humano?

O Banco de Leite Humano, que funciona 24 horas, fica localizado na esquina da Avenida FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central. É possível entrar em contato através do número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá