sábado, 05 de maio de 2018 - 13:04h
Cogestora da UPA Zona Sul finaliza etapas para a inauguração da obra
IBGH é a Organização Social de Saúde (OSS) que fará a cogestão da unidade, modelo que tem surtido resultados positivos em outros estados.
Por: Da Redação .Colaboradores: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues
Unidade atenderá com cerca de 130 profissionais que já foram contratados e treinados

O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) finalizou as etapas que antecedem a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, em Macapá. O IBGH é a Organização Social de Saúde (OSS) que fará a cogestão da unidade. Nesta quinta-feira, 3, uma comitiva formada por gestores do Governo do Amapá fez a última visita técnica na UPA, no bairro Zerão.

Vista como um marco importante para fortalecer a assistência à saúde na capital, a unidade deve ser entregue ainda neste mês de maio à população. A visita foi para ajustar os últimos detalhes com o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar.

A comitiva verificou que todas as etapas foram cumpridas: os equipamentos foram instalados e os profissionais foram contratados e capacitados para atuar na UPA. Para o vice-governador Papaléo Paes, que também é médico e coordenou a visita, a unidade significa um novo padrão de qualidade para a saúde no estado.

“Aqui será um centro de referência para atendimentos de urgência e emergência, onde desde a entrada até a saída do paciente, ele terá uma série de procedimentos com tecnologia de ponta e eficiência”, avaliou Papaléo. Ele também considerou que esse modelo vai contribuir para melhorar a assistência à saúde da população.

Com capacidade para 150 atendimentos diários, a UPA da Zona Sul vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana. Na unidade, serão atendidos casos de urgência e emergência, como pressão alta, fraturas, cortes, infartos e derrames, o que deve contribuir para a redução da demanda do Hospital de Emergência de Macapá.

“Essa UPA tem uma grande representatividade para a saúde. É a primeira unidade onde decidimos implantar o modelo de gerenciamento por OSS, que tem surtido muitos resultados positivos em outros estados”, destacou o secretário de Estado da Saúde (Sesa), Gastão Calandrini.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá