sexta, 30 de novembro de 2018 - 11:06h
Treinamento cria estratégias para atendimento humanizado de mães e recém-nascidos
Projetos ApiceOn e QualiNeo são iniciativa do Ministério da Saúde. Capacitação ocorreu no Hospital da Mulher Mãe Luzia
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues
Arquivo SESA

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Governo do Amapá promoveu, nesta quinta-feira, 29, um treinamento que busca traçar estratégias para redução da mortalidade infantil através do atendimento mais humanizado e de cuidados com as mães no pré e no pós parto.

Denominado seminário de integração dos projetos ApiceOn e QualiNeo, o evento foi voltado para acadêmicos e profissionais da área, que, juntos, puderam trocar experiências, conhecer os projetos e apresentar sugestões de procedimentos em relação ao nascimento seguro do bebê e saúde da mãe após o parto.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do projeto Qualineo, do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Eudecleice Felix, o principal objetivo da integração dos projetos é proporcionar a qualificação dos profissionais que já atuam e a formação profissional daqueles que ainda irão atuar na rede hospitalar.

"É muito importante que tenhamos essa troca de informações científicas, pois é a partir dessas iniciativas que podemos fortalecer os serviços, com o intuito trazer qualidade de vida não apenas para as mães e recém nascidos, mas para toda a rede hospitalar", frisou a coordenadora.

Ela destacou que a equipe multiprofissional neonatal do HMML, formada por médicos, enfermeiros obstetras, técnicos em enfermagem e gestão, tem contribuído de forma significativa, para a execução desses projetos dentro da maternidade, através do enfermaria canguru, aleitamento materno, e capacitações para aprofundar os conhecimentos.

A programação aconteceu na Faculdade Estácio e contou com a participação de 120 inscritos. Os participantes arrecadaram fraldas descartáveis, que serão doadas para os recém nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMML.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá