terça, 02 de abril de 2019 - 08:56h
Secretaria de Saúde inicia cronograma de ações no Iapen
Objetivo é rastrear, identificar e tratar os principais agravos, evitando a transmissão de doenças para visitantes e funcionários do presídio.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues/Sesa
Os serviços começaram pelo Cadeião, onde são cumpridas as penas no regime fechado

Nesta terça-feira, 2, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou um cronograma de ações de saúde no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Os serviços começaram pelo Cadeião, onde são cumpridas as penas nos regimes fechado e provisório.

Até o dia 5 de abril, serão ofertados serviços como testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, tuberculose e hanseníase; aplicação de vacinas contra hepatite, antitetânica, febre amarela; e avalição dermatológica para identificação de casos sintomáticos de hanseníase e tuberculose, além de pulverização para combate de mosquitos da dengue, malária e distribuição de preservativos.

O cronograma iniciou com o atendimento de 100 detentos dos pavilhões de regime provisório P3 e, regime fechado F3 e F4. Nos demais dias, a estimativa é de 250 atendimentos diários para os pavilhões de regime fechado, como F1 e F2; provisório P1 e P2, além do pavilhão de idosos. Já para o pavilhão feminino, as ações de saúde iniciarão a partir do dia 18 de abril.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde Prisional da Sesa, Roosevelt Pureza, os serviços de saúde fazem parte de uma ação preventiva da equipe de enfermagem. Caso algum detento seja diagnosticado com doenças, ele será encaminhado para avalição médica, a fim de que sejam indicadas as melhores formas de tratamento.

Jhonata Cordeiro, 34 anos, foi um dos detentos atendidos que cumpre pena há quatro anos no regime fechado. Ele já participou outras vezes de ações como essa e fez tratamento no presídio. “Já tive alguns problemas dermatológicos, mas recebi todo suporte e consegui me recuperar”, testemunhou.

As ações contam com a parceria da Secretaria de Saúde de Macapá (Semsa), estudantes do Curso de Técnico em Enfermagem do Centro Profissional Graziela Reis e Superintendência de Vigilância Sanitária (SVS).

Cooperação técnica

Desde abril de 2018, existe uma cooperação técnica entre e a Sesa e o Iapen. A cooperação garante assistência completa à saúde dos detentos, através de uma equipe multiprofissional, composta de médicos, enfermeiros, psiquiatra, nutricionista, farmacêutico, odontólogos, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal, técnico em farmácia, psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional.

Os apenados recebem atendimentos dentro do instituto e são mantidos na enfermaria quando precisam ficar em observação. “Além de ações de prevenção e promoção à saúde, os internos realizam exames de rotina e consultas médicas”, informa o coordenador de Tratamento Penal do Iapen, José Nunes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá